Inclusao: Pequenos Avanços, Grandes Desafios.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação especial e educação inclusiva

Temas Correlatos: Infância, juventude e diversidade;

Acessos neste artigo: 239


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tatiana Lins Serra Cattapan

ABSTRACT
O que assistimos hoje, como ideal nas escolas, são a consequência desta política e movimento social de valorização da diversidade. No entanto, sabemos que a legislação relacionada aos alunos com necessidades especiais, é implementada na prática, aos poucos, com resistências, e através de diversas forças presentes no cotidiano da escola. Esta pesquisa é uma reflexão sobre como o trabalho de inclusão pode acontecer no ensino regular. Através de fragmentos escolhidos no acompanhamento escolar dos alunos buscamos compreender o que é o trabalho de inclusão. A pesquisadora experimentou em sua prática escolar alguns avanços possíveis, considerando a singularidade de cada situação. As dificuldades, muitas vezes, são decorrentes do engessamento do sistema escolar, da falta de recursos para lidar com os desafios que cada aluno apresenta, da padronização do ensino ou da compreensão dos profissionais em relação à educação e ao aprendizado dos alunos. Daí vem a importância de um olhar singular para cada sujeito reconhecendo a sua relação com os atores envolvidos no cenário escolar, com seus pares e modo de inserção no coletivo, e da intervenção com os educadores na tentativa da criação de uma escola mais inclusiva. 
Esta  pesquisa nasce da minha vivência como orientadora educacional no Colégio São Vicente de Paulo- Rio de Janeiro, e como integrante da equipe do Serviço de Orientação Educacional, na construção de um projeto de inclusão dentro da escola ao mesmo tempo que essa mesma prática se exercia. 
A relevância deste estudo está em justamente não antecipar o que se entende como.inclusao escolar a priori e lançar uma lente de aumento em cada situação específica para refletir do que se trata o trabalho de inclusão partindo das situações que se apresentaram no cotidiano da escola. Neste contexto, introduzir as contribuições da psicanálise na cena educacional são de extrema importância para inaugurar um modo de trabalhar com.os alunos em.situacao de inclusão. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Silvano Messias Dos Santos 22-10-2021 19:21:30

Olá, Tatiana! Também trabalho na orientação educacional, mas com estudantes de graduação. Fiquei curioso para saber quais foram os “avanços possíveis” que você sinaliza ter experienciado no cotidiano da escola em que atua.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.