artigos
Convibra Conference - A Crise da Pandemia do Coronavírus e Implicações no Funcionamento do Ensino Superior em Moçambique: Uma Revisão Bibliográfica
A Crise da Pandemia do Coronavírus e Implicações no Funcionamento do Ensino Superior em Moçambique: Uma Revisão Bibliográfica

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 140


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Pedro José Zualo , Domicio Moises Guambe , Benedito Monjane , Albino Alves Simione

ABSTRACT
Este artigo visou entender as mudanças sucedidas nas práticas e rotinas institucionais no ensino superior face à crise da Covid-19, ressaltando os desafios do funcionamento do setor na conjuntura de pandemia em Moçambique. O cenário de propagação rápida e declaração do novo coronavírus como pandemia mundial pela Organização Mundial da Saúde fez com que o governo decretasse o Estado de Emergência em 2020, com sucessivas prorrogações, e seguido da declaração de Situação de Calamidade Pública em 2021. Isso impôs a adequação e adaptação das atividades de ensino-aprendizagem à nova realidade sanitária. É um trabalho que se classifica como de abordagem qualitativa e tipologia descritiva e exploratória, amparado essencialmente numa revisão bibliográfica e documental. Os resultados indicam implicações diretas e profundas modificações no processo e dinâmica de lecionação por conta das medidas emergenciais e suspensão de aulas presenciais que impuseram a adoção repentina de tecnologias e plataformas digitais no ensino superior. 

Palavras-chave: Pandemia; Crise sanitária: Mudanças: Aprendizagem; Ensino superior.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vanessa Cristyna Dos Santos 01-11-2021 14:23:00

A crise agravada pela pandemia realmente mudou a forma de ensino e por consequência tivemos que adaptar as tecnologias de forma emergencial nesse processo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.