Uso de Portfólios Como Ferramenta de Aprendizagem

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 225


Certificado de publicação:
Certificado de Lucas Iago Moura Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Marilia Correia Cavalcanti , Lucas Iago Moura Da Silva , Gislei Siqueira Knierim , Virgínia Da Silva Corrêa , Ide Gomes Dantas Gurgel , Mariana Olívia Santana Dos Santos

ABSTRACT
Nos últimos anos a utilização do portfólio surge como uma proposta no processo pedagógico em vários campos de formação, onde possui um caráter significativo nos diversos contextos da educação, propicia o desenvolvimento da aprendizagem de modo reflexivo, visando a autonomia dos educandos. O curso CEPVSAT utilizou o portfólio como uma de suas estratégias pedagógicas, durante o seu desenvolvimento não houve nenhum tipo de recomendação, seu formato foi livre, com isso o educando foi instigado a usar sua criatividade e reflexão para construir e fazer uso do material no curso, esse portfólios foram apresentados por meio de poema, cordéis, xilogravuras, vídeos, podcasts etc. O presente estudo possui como objetivo apresentar os resultados parciais da análise da percepção dos alunos egressos a respeito dos portfólios elaborados no CEPVSAT em Caruaru-PE. Método: Utilizaram-se como técnicas de coleta de dados questionário auto-aplicável. O questionário aplicado buscou entender a percepção dos egressos sobre o uso de portfólios durante o curso  e a relação com o processo de ensino/aprendizagem. Para tal análise, foi utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Resultados: Dentre as categorias resultantes da análise pode-se destacar: “Estratégia metodológica complexa e importante”, “Estratégia importante no processo de aprendizagem”, “Metodologia inovadora na formação em saúde”, dentre outras. Através da análise do DSC foi possível observar uma dualidade onde é citada a dificuldade da experiência de elaborar um portfólio durante o curso, ao mesmo tempo que o processo exige cuidado, dedicação, organização e atenção para assimilar e expor no portfólio. Compreende-se que os educandos não possuíam todas as habilidades, tirando-os da zona de conforto, tornando a experiência positiva. Conclusão: Apesar do uso do portfólio ter sido desafiador, como estratégia pedagógica permitiu acompanhar o processo de desenvolvimento destes no aprendizado autônomo e criativo.



Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ramona Fernanda Ceriotti Toassi 03-11-2021 11:03:42

Trabalho de temática relevante. O texto da metodologia deixou curiosidades relacionadas aos participantes de pesquisa (quantos educandos e qual a formação), aspectos éticos da pesquisa (houve aprovação do CEP) e questões do 'questionário'. O resumo apresentado não tinha o logo do evento e não havia espaçamento entre um tópico e outro.

Tema incrível, muito relevante!! Acredito que o resumo não segue normatização proposta!! Parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário Tallyrand Moreira Jorcelino 10-11-2021 23:35:36

Ações educativas cooperam para o despertar da criatividade dos participantes. As diferentes estratégias para a mostra de resultados do processo de ensino-aprendizagem favorecem o desenvolvimento criativo e autônomo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.