Saúde mental perinatal e pandemia: uma revisão integrativa / Perinatal mental health and pandemic: an integrative review / Salud mental perinatal y pandemia: una revisión integradora

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Saúde Mental;

Acessos neste artigo: 235


Certificado de publicação:
Certificado de Kênia Ferreira Laporte

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Miguel Athos Da Silva De Oliveira , Italla Maria Pinheiro Bezerra , José Lucas Souza Ramos , Gabriely Santos Silva , Francine Alves Gratival Raposo , Amanda Silva Florentino , Kênia Ferreira Laporte , Maria Eduarda Oliveira Bento

ABSTRACT
Este estudo objetiva descrever os principais fatores de risco para saúde mental perinatal em consonância a pandemia do novo Sars-Cov-2. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada de acordo com a recomendação PRISMA, entre junho e julho de 2021, na base de dados Biblioteca Virtual de Saúde -BVS, que abrange as bases LILACS, Scielo e Medline.Os resultados apontam que problemas de saúde durante a gravidez, cuidados pré-natais desfavoráveis, eventos de vida estressantes e gestações complicadas estão associados ao aumento do risco de transtornos mentais durante a gravidez. Conclui-se que a pandemia de COVID-19 adiciona uma nova fonte de estresse para mulheres no período perinatal, um período em que o estresse e a ansiedade já estão aumentados.
Palavras-chave: Gestantes; Parturientes; Saúde Mental; Saúde da Mulher; Transtornos Mentais

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário íris Cavalcanti Da Silva 22-10-2021 16:22:29

Parabéns pelo trabalho! Umas sugestão: traduzir o fluxograma de filtragem para o português, facilita a compreensão na hora da leitura.

Foto do Usuário Milena Cristo Martins 08-11-2021 20:27:07

Trabalho muito bem descrito e a temática escolhida foi ótima. Ao final da leitura me surgiu uma dúvida: as soluções exploradas pelos pesquisadores tem repercutido de forma positiva nessas gestantes/puérperas? Creio que seria muito interessante trazer essa resposta para discussão, até para apresentar essas soluções e propor para outros profissionais que talvez possam se beneficiar com isso. Parabéns!

Foto do Usuário Felipe Dos Santos Ramiro Da Silva 08-11-2021 21:08:56

Parabéns pelo trabalho, excelente temática!!!!

Foto do Usuário Mariane Alves Corrêa Bittencourt 09-11-2021 23:49:26

Parabéns pelo trabalho! Temática de grande relevância. Penso que torna-se, cada vez mais necessário, discutir sobre a saúde mental durante o período perinatal, sobretudo , diante da Pandemia de COVID-19.

Foto do Usuário Lara Ribeiro Pereira Carneiro 11-11-2021 11:16:03

Temática extremamente relevante, principalmente no contexto de pandemia!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.