artigos
Convibra Conference - Educação Interprofissional em Serviços de Saúde Integrada ao Currículo da Odontologia: Percepção de Estudantes
Educação Interprofissional em Serviços de Saúde Integrada ao Currículo da Odontologia: Percepção de Estudantes

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 129


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thaís Ostroski Olsson , Marina Peduzzi , Ana Estela Haddad , Ramona Fernanda Ceriotti Toassi

ABSTRACT
Este estudo propôs-se a compreender, a partir da percepção de estudantes, como a experiência de Educação Interprofissional (EIP) em serviços de saúde se integra ao currículo do curso de Odontologia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa fenomenológica. Amostra intencional constituída por 41 estudantes de Odontologia que concluíram atividade de EIP nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), de 2012 a 2019. A coleta de dados envolveu a aplicação de um instrumento online com questões abertas e a realização de entrevistas individuais semiestruturadas. O material textual produzido foi transcrito e interpretado pela análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a experiência despertou o interesse dos estudantes e promoveu aprendizados. Possibilitou o contato com usuários-famílias no território e permitiu o desenvolvimento de competências colaborativas. Desafios relacionados à característica eletiva da atividade, sobrecarga curricular e dificuldades na comunicação e conexão de saberes entre os cursos foram percebidos. Atividades interprofissionais são recomendadas ao longo do currículo Odontológico para complementar a educação essencialmente uniprofissional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Kamila Vieira Moraes 22-10-2021 07:25:18

A interprofissionalidade na odontologia é de extrema importância, visto que temos que atender o paciente como um todo e isso só é possível com diferentes olhares e conhecimentos técnico- científicos. Excelente abordagem.

Foto do Usuário Doralice Batista Das Neves Ramos 25-10-2021 13:03:31

A interprofissionalidade é o eixo central do aprendizado da área da saúde e deve ser mais abordado durante a graduação, além disso os estudantes precisam compreender os aspectos dessa prática. Infelizmente, em muitos cursos a grade curricular deixa o ambiente mais cansativo e dificulta o aprendizado ativo dos estudantes.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.