CULTURA ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL - BRASIL VS PANAMÁ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 337


Certificado de participação:
Certificado de Marineide De Oliveira Aranha Neto

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marineide De Oliveira Aranha Neto , Amanda Moreira Campopiano

ABSTRACT
O presente trabalho é uma pesquisa cross culture, qualitativa de natureza descritiva, que teve como objetivo obter as percepções dos colaboradores de duas unidades de uma empresa multinacional alemã acerca da cultura organizacional. O estudo foi embasado nos pressupostos teóricos de Cameron e Quinn (2006), de que cada organização possui uma orientação predominantemente para Clã, Hierarquia, Inovação e Mercado; e considerou como pano de fundo, os pressupostos de Cultura dos países, indicados por Hofstede (1991). Vinte colaboradores, sendo 10 da filial Brasil e 10 da filial do Panamá, responderam ao questionário OCAI (Organizational Culture Assessment Instrument), de Cameron e Quinn. Os funcionários brasileiros indicaram perceber a cultura da empresa como voltada para o Mercado, sendo também essa a cultura preferida. Já os Panamenhos, preferem perceber a cultura da organização como majoritariamente hierárquica e minoritariamente de mercado, enquanto a preferência é por um ambiente mais inovador, com iniciativas pioneiras, trabalho em equipe e mais familiar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marlene Do Carmo Campoi 22-10-2021 20:12:37

O estudo propõe uma analise comparativa na percepção dos colaboradores Brasileiros e Panamenhos a respeito da cultura organizacional da empresa; sendo que os Brasileiros percebem a cultura voltada para o mercado e aprovam essa cultura, enquanto que os Panamenhos percebem a cultura majoritariamente hierárquica, e preferiam que o ambiente fosse mais inovador. A análise comparativa respondeu aos objetivos propostos com elementos teóricos interessantes e bem estruturados.

Foto do Usuário Alexander Dos Santos 01-11-2021 18:00:17

Primeiramente quero parabenizar o grupo pelo excelente trabalho!!! Achei bem interessante a parte que fala que tanto o Brasil quanto o Panamá são caracterizados pela cultura feminina mas mesmo assim é uma sociedade igualmente competitiva e preocupada com o bem estar, e referente aos resultados da pesquisa ficou bem claro que os homens são mais voltados para questões do ambiente familiar e o trabalho de equipe, e também para a organização voltada para o mercado, enquanto as mulheres preferem uma organização que seja voltada para a inovação, possibilitando as mesmas uma maior participação ativa nas tomadas de decisão. Essa parte em questão me foi bastante clara e objetiva.

Foto do Usuário Jorge Túlio Barroso Morais 01-11-2021 18:00:54

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho!!! Após a leitura do estudo pode-se notar que há uma certa diferença entre as duas culturas organizacionais, enquanto no Brasil tem-se uma cultura voltada mais no mercado com o foco nas vendas, o Panamá essa cultura organizacional é voltada em regras formais, processos burocráticos e hierarquia, com pouco foco no mercado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.