CADEIA PRODUTIVA DE HORTALIÇAS NA AGRICULTURA FAMILIAR DO ACRE: Um estudo de caso da produção e distribuição de hortaliças de um pequeno produtor rural do município de Bujari/AC

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Temas Correlatos: Gestão de Operações e Logística;

Acessos neste artigo: 322


Certificado de publicação:
Certificado de Jose Edmilton De Sousa Machado

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jose Edmilton De Sousa Machado

ABSTRACT
O presente trabalho teve como objetivo analisar e discutir as fases da cadeia produtiva de um produtor rural, na agricultura familiar, desde aquisição de insumos e matérias-primas até a entrega do produto final, utilizando as estratégias planejadas para produção e comercialização de hortaliças. A partir dos dados obtidos por meio de pesquisa de campo junto ao produtor rural familiar do município de Bujari, foi possível acompanhar o funcionamento dos elos da cadeia produtiva realizados na produção de hortaliças, tais como: o coentro/cebola de palha (cheiro verde), a alface e a pimenta de cheiro. A análise dos elos da cadeia produtiva possibilitou identificar como o processo é realizado levando em consideração a estrutura, produção, coleta, custo, prazo, preço final, concorrência, pontos fortes e fracos, além de outros projetos de incentivo do governo e novos projetos a serem implantados e executados no processo produtivo. O método utilizado foi de pesquisa quali-quantitativa por meio de estudo de caso. Dessa forma, o estudo constatou que a logística envolvida na comercialização dos produtos, na maioria das vezes dependem dos intermediários para escoamento da produção em grande escala. Por fim, foi possível identificar a importância da agricultura familiar na produção de hortaliças tanto para o comércio em geral, como também, para a subsistência do próprio grupo familiar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amanda Dos Santos Negreti Campos 21-10-2021 15:31:03

Boa tarde prezados autores, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo trabalho, o assunto que vocês escolheram é muito interessante, gostei das figuras, estão muito explicativas. Como dúvida, eu gostaria de entender um pouco mais o porquê de vocês terem colocado na metodologia um trabalho quali e quanti. Logo, como sugestão, explicar isso no trabalho com mais detalhes. Obrigada, abraços.

Foto do Usuário Isabela Gomes Cardoso 05-11-2021 23:57:12

Olá! Parabéns pelo trabalho, gostei do estudo de caso, acho que foi bem explorado! Uma dúvida minha seria se pensou em abordar sobre o impacto da pandemia nesta cadeia produtiva já que os dados foram coletados em setembro de 2020. Como sugestão, diria para referenciar ao longo do texto, como na introdução por exemplo, principalmente nos 2 primeiros parágrafos. Espero ter ajudado e parabéns novamente.

Foto do Usuário Pedro Henrique Fialho Mendes 12-11-2021 10:55:41

Caro autor. Excelente trabalho, com um assunto extremamente relevante como a cadeia produtiva das hortaliças com foco centrado nesse agente tão importante que é o agricultor familiar. Como sugestão para os futuros passos para o trabalho, sugiro uma análise com mais produtores, assim poderia desenvolver um trabalho que serviria como suporte para orientar políticas públicas do município.

Foto do Usuário Thaís Alves Da Cunha Sandri 29-11-2021 22:45:25

Parabéns ao autor pelo trabalho. O trabalho é de grande relevância, pois, pude enter melhor esse processo de produção dos alimentos cultivados e comercializados por agricultores familiares.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.