REALIDADE VIRTUAL APLICADA EM PACIENTES COM PARKINSON COMO TERAPIA ALTERNATIVA: REVISÃO DE LITERATURA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação;

Acessos neste artigo: 423


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AUTORIA

Ana Kaiane Almeida De Souza

ABSTRACT
INTRODUÇÃO: A Realidade Virtual (RV) é uma realidade artificial criada por meio de um sistema  computacional e que induz efeitos auditivos e visuais que levam a imersão, ou seja, a sensação  de estar presente naquele ambiente criado. O intuito é conquistar efeitos favorecendo melhora da integração sensorial por  meio do caráter lúdico dos jogos que influenciam em uma maior participação na atividade,  apresentando indícios de que os pacientes que utilizam essa abordagem nos processos  terapêuticos demonstram melhora mais rápida, estimulando a atividade cerebral, aumentando suas capacidades, prevenindo novas intercorrências além de proporcionar conflitos sensoriais a  fim de contribuir na prevenção de quedas e favorecendo na melhora da qualidade de vida e na  realização das atividades de vida diárias dos pacientes. OBJETIVO: Verificar os efeitos da Realidade Virtual como terapia alternativa em pacientes com  Doença de Parkinson. METODOLOGIA: Este estudo é uma revisão sistemática qualitativa de artigos publicados no período de  2009 a 2020. As bases de dados utilizadas para essa revisão foram Scielo, Lilacs, PEDro, MedLine e  PubMed. Foi utilizada a lógica dos operadores booleanos (AND e OR) em conjunto das  palavras-chaves extraídas do DeCS (Descritores de Saúde), sendo elas “realidade virtual”,  “Parkinson”, “terapias por jogos”, “virtual reality” e “game rehabilitation”. RESULTADOS: Nos artigos encontrados, o recurso utilizado para a aplicação da RV foi o Nintendo Wii? e os principais jogos usados foram “Tablet Tilt”, “Ski Slalom”, “Penguin Slide”, “Balance  Bubble” e “Soccer Heading”. A RV vem sendo muito estudada e utilizada pelos profissionais da área da  saúde, principalmente no que se refere a capacidade de incentivar o paciente, promovendo  melhora na coordenação motora, no equilíbrio estático e dinâmico e, também, no ganho das  atividades funcionais. CONCLUSÃO: A utilização da RV destaca-se para o Nintendo Wii? como objetivo de treinar o  equilíbrio, o controle postural e melhorar a qualidade de vida sendo efetiva em indivíduos com  DP, pois proporciona melhora da integração sensorial possibilitada pelos conflitos sensoriais  que a RV implica e estimula nas reações de equilíbrio. A RV se mostrou como um recurso  alternativo associado à fisioterapia convencional para treino de prevenção de quedas, favorecendo na melhora da qualidade de vida e nas realizações de atividades de vida diária. 

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COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernanda Guimarães Lopes 24-06-2021 10:43:47

Trabalho bem elaborado, parabéns!

Foto do Usuário Ana Maria Rodrigues Moreira 21-10-2021 20:15:49

Excelente trabalho, assunto muito atual. Leitura bem agradável. Parabéns !

Foto do Usuário Lívia Cunha Dos Santos Ferreira 25-10-2021 14:19:45

Excelente trabalho! Inclusive esses conhecimentos sobre o uso da realidade virtual como terapia alternativa para a doença de Parkinson deveriam ser adotados por hospitais e instituições especializadas em lidar com essa patologia.

Foto do Usuário Anísio Bueno Galvani Quinette 25-10-2021 21:14:44

Ótimo trabalho. Este foi uma abordagem interessante já que articulou Parkinson, uma doença ainda limitante e sem cura, com a Realidade Virtual, na qual é vista por muitos apenas com função recreativa. Isso mostra que a medicina está em constante evolução e aliando as novas tecnologias para a promoção da saúde.

Foto do Usuário Lucca Laperrière De Moura Neves 25-10-2021 22:27:55

O mundo está em constante avanço em tecnologia e em saúde. Creio que os conhecimentos sejam integrados. Como é bom poder ver algo tão recente, como a realidade virtual, tendo sua forma de uso reinventada para ajudar pessoas com dificuldades de saúde tão sérias. Essa união de campos é essencial para exponenciar o progresso. Os senhores, no entanto, também, temem um aumento nos problemas oftalmológicos nos médicos a longo prazo, tendo em vista a aproximação que se faz de um mundo com o uso frequente de tecnologias visuais, como a realidade virtual?

Foto do Usuário Wellington Sousa Aguiar 01-11-2021 12:23:57

Parabéns pela iniciativa. A doença de Parkinson ainda é fator limitante e sem cura, a Realidade Virtual pode fazer muito pelos pacientes e pela Saúde Pública. Precisamos divulgar mais essas técnicas computacionais para que clínicas e hospitais utilizem com maior presença, pois a tendência é que a tecnologias e equipamentos fiquem cada vez mais baratos, reduzindo os custos de manutenção. Sucesso.

Foto do Usuário Lucas Iago Moura Da Silva 01-11-2021 13:06:14

Muito importante trabalhar na perspectiva da qualidade de vida.

Foto do Usuário Stephany Nestor Da Silva 04-11-2021 14:27:47

Trabalho com leitura leve! Achei os resultados incríveis, saber que a RV tem ajudado e melhorado a cognição e parte motora dos pacientes com a DP é esplêndido. Obrigada pela informação e parabéns pelo trabalho.

Muito bom. Como uma amante da neurologia, achei os resultados incríveis. Com todos os avanços da medicina, torço para que em breve essa será uma realidade para nós!

Foto do Usuário Diego Albuquerque Soares 06-11-2021 18:13:45

Os algoritmos aliados aos bigdatas serão uma alternativa para esses pacientes.

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