Tipos de Colaboração Relacionados com o Desempenho Acadêmico-Científico de Professores de Universidades Brasileiras

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Temas Correlatos: Administração da Informação;

Acessos neste artigo: 416


Certificado de publicação:
Certificado de Tabitha Pierozzi Cavalcanti Pessôa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tabitha Pierozzi Cavalcanti Pessôa , Carolina Elisa Dos Santos Bernardino , Janaina Helfenberger Hahn , Adriana Kroenke , Luciano Castro De Carvalho

ABSTRACT
A presente pesquisa visa constatar quais tipos de colaborações de professores de mestrado/doutorado estão relacionados com o desempenho acadêmico-científico de professores de universidades brasileiras. Para tanto elaborou-se um questionário formado por onze questões, sendo sete perguntas descritivas de dados demográficos, uma pergunta para medir a variável dependente desempenho científico e três questões para medir as formas de colaboração acadêmicas. Sendo realizado um pré-teste com quarenta e quatro professores de Mestrado e Doutorado de uma IES de Blumenau – SC. Quanto a metodologia, indica-se uma pesquisa descritiva, com a utilização de métodos quantitativos, fundamentalmente regressão linear múltipla para a análise das influências. Quanto ao resultado, obteve-se 200 respondentes, sendo destes Santa Catarina representando o estado com mais respondentes com porcentagem de 21,5% seguido por São Paulo com 13%. Concluí-se que o objetivo do trabalho foi alcançado, obtendo 35,7% da correlação da variável dependente score com as variáveis independentes de porcentagem de origem da produção científica em relação ao Qualis. O artigo representa uma contribuição na avaliação dos tipos de colaborações que estão relacionados com o desempenho acadêmico-científico de professores das universidades brasileiras.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gilberto Perez 25-10-2021 14:42:55

Tema do trabalho é atual e relevante à realidade que estamos vivenciando.

Foto do Usuário Gilberto Perez 25-10-2021 14:49:33

Qual você entende, que foi a principal contribuição do trabalho para o avanço do conhecimento na área?

Foto do Usuário Heber Severiano Junior 04-11-2021 20:45:25

O artigo joga luz ao nosso cenário acedemico e de pesquisa, nos deixando mais informado no que diz reipesito ao que cada método costuma entregar. Mesmo crítico, também serve para motivar e enquadrar novos pesquisadores. Parabéns pelo trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.