Respostas fisiológias de Citrus latifolia Tanaka infestados com Aleurocanthus woglumi Ashby (Hemiptera: Aleyrodidae) e fertilizados com adubação mineral em casa de vegetação

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fisiologia e Produção Vegetal

Acessos neste artigo: 472


Certificado de participação:
Certificado de Alirya Magda Santos Do Vale Gomes

Certificado de publicação:
Certificado de Alirya Magda Santos Do Vale Gomes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alirya Magda Santos Do Vale Gomes

ABSTRACT
Aleurocanthus woglumi Ashby é considerada praga de importância econômica para os citros por se constituírem em seu hospedeiro preferencial ocasionando grandes danos. O presente estudo objetivou estudar as alterações fisiológicas em Citrus latifolia infestados com A. woglumi e fertilizados com adubação mineral em cultivo protegido. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, localizada nas instalações do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia de São Luís – MA. Foram utilizadas 60 plantas de lima-ácida Tahiti selecionadas ao acaso e infestadas pela A. woglumi. Os tratamentos foram constituídos por: T1- Solo sem adubação (Testemunha); T2- Solo + Silicato de potássio (Si); T3- Solo + NPK; T4- Solo + Si. As avaliações foram realizadas em três épocas (30, 60 e 90 dias). Foram avaliadas a densidade populacional de A. woglumi, teor de clorofila e trocas gasosas. Plantas de lima-ácida Tahiti adubadas com NPK apresentaram maior suscetibilidade a A. woglumi e observou-se alterações fisiológicas quanto ao Índice SPAD, assimilação fotossintética de CO2, condutância estomática e transpiração instantânea. Os tratamentos com a presença de silício favoreceram o aumento da produção de fotoassimilados pelas plantas, devido ao incremento na taxa fotossintética e valores elevados do Índice SPAD e foram menos suscetíveis a A. woglumi.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliana Milene Silverio 12-05-2021 15:36:39

Parabéns pelo trabalho, muito interessante.

Foto do Usuário Hermeson Dos Santos Vitorino 28-06-2021 18:39:06

Muito interessante o trabalho no caso da relação entre as adubações e a susceptibilidade a praga. As leituras fotossintéticas instantâneas são um pouco complicado de fazer inferências, contudo os valores se mostraram compatíveis aos tratamentos com silício. Parabéns a todos os envolvidos!!!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.