DOSES DE HIDROGEL E ADUBAÇÃO EM COBERTURA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Handroanthus impetiginosus.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Ciências do solo;

Acessos neste artigo: 272


Certificado de publicação:
Certificado de Gabriel Vinicius Batista Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Luiz Vieira , Daniela Soares Alves Caldeira , Fernanda Macedo Ferreira , Gabriel Vinicius Batista Da Silva , Joelma Mendes De Carvalho , Marcella Karoline Cardoso Vilarinho

ABSTRACT
O objetivo do estudo foi avaliar, através das características morfológicas de mudas de ipê-roxo, o efeito de doses de hidrogel e da adubação nitrogenada em cobertura, além de verificar qual dose de hidrogel propicia às mudas de ipê-roxo maior qualidade após 60 DAS, na Universidade Estadual do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados em esquema fatorial 2x4, sendo duas condições, ausência e presença de adubação nitrogenada em cobertura e 4 doses de hidrogel (0, 1, 2 e 3 g L-1 de substrato) em quatro repetições e 3 plantas por unidade experimental. A adubação nitrogenada propicia à mudas de Handroanthus impetiginosus efeitos positivos para número de folhas e altura da parte aérea

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andrey Luis Bruyns De Sousa 14-04-2021 11:22:07

O trabalho poderia apresentar forma de tabela os resultados referentes as dosagens de hidrogel, mesmo não tendo diferenças significativas. Na metodologia fala acerca de anãlise de regressão mas não foi mencionado nos resultados. Na conclusão fala acerca de lâmina de água, mas não ficou claro para mim se estava se referindo as dosagens de hidrogel.

Foto do Usuário Caroliny Paixão 21-04-2021 14:12:17

Parabéns autores, pelo trabalho. Tenho apenas uma dúvida, o que vocês acham que aconteceu, que explique a ausência de efeito do hidrogel nas características avaliadas?

Foto do Usuário Felipe Soares Cavalcante 11-05-2021 01:00:27

O trabalho foi bem conciso e definiu claramente os objetivos e métodos para alcançá-los, por mais que não foram constatados efeitos positivos nos aspectos morfológicos a pesquisa em si é de grande valia. Daria como sugestão discorrer prováveis motivos que expliquem a ausência dos efeitos do hidrogel.

Foto do Usuário Jaime Santos Do Rego Junior 08-06-2021 22:22:24

Parabéns pelo trabalho, assunto bastante interessante. Em relação ao hidrogel a época de aplicação foi determinado de acordo com adubação tradicional ?

Foto do Usuário Antonio Ricardo Santos De Andrade 10-06-2021 19:00:16

Trabalho interessante! Prezados, parabéns pelo trabalho desenvolvido Porém poderia rever o objetivo de avaliação; A tecnologia do hidrogel está diretamente ligado a necessidade hídrica das plantas, então, já era de se esperar resultados não significativos, quando combinado com fertilizante de alta solubilidade e de participação direta na clorofila; O hidrogel é um produto absorvível que fica no organismo. Quanto tempo i hidrogel fica incorporado no solo. Verificar também Conclusões: adequadas com os resultados e o objetivo do trabalho

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.