Modelos Para Curva de Retenção de Água no Solo: Análise Multivariada Para Critério de Seleção

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 420


Certificado de participação:
Certificado de Aline Aparecida Dos Santos

Certificado de publicação:
Certificado de Aline Aparecida Dos Santos

Certificado de prêmio:
Certificado de Jorge Luiz Moretti de Souza
Certificado de Andre Carlos Auler
Certificado de Jessica Lima Viana
Certificado de Aline Aparecida Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Aparecida Dos Santos , Jessica Lima Viana , Andre Carlos Auler , Jorge Luiz Moretti De Souza

ABSTRACT
Teve-se por objetivo no presente estudo avaliar os critérios (coeficientes, índice e erros) para seleção de modelos de melhor ajuste à curva de retenção de água no solo (CRAS). Nas análises foram ajustados os modelos Van Genuchten, Dexter e Ross com dados médios e repetições, em solos de três diferentes localidades entre Irati e Ponta Grossa, do Estado do Paraná. Para critério de seleção foi realizada análise de componentes principais, com atributos físicos, carbono orgânico e coeficientes, índice e erros: coeficiente de correlação (????), coeficiente de determinação (????2), índice de concordância (????), raiz quadrada do erro quadrado médio (????????????????), razão entre ???????????????? e desvio padrão (????????????), e normalização da raiz quadrada do erro quadrado médio (????????????????????). A validação do critério de seleção dos modelos CRAS foi realizada mediante análise discriminante linear. Dentre os critérios testados, ???????????? e ???????????????????? foram mais adequados para seleção do modelo de melhor ajuste à CRAS. Na análise discriminante, o ???????????????????? foi mais adequado para seleção do modelo de melhor ajuste à CRAS, conforme textura e camada de solo. Para os solos estudados, o melhor modelo de ajuste à CRAS (Van Genuchten, Dexter e Ross) dependeu da textura do solo, mas não da profundidade da camada. Os ajustes mais adequados foram: modelo Dexter para solos de texturas Franco-Argilo-arenosa e Argilo-siltosa, e modelo Van Genuchten para a textura Argilo-arenosa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Muito bom o trabalho parabéns aos envolvidos! Excelente.

Foto do Usuário Lucas Fernando Araujo Santos 31-05-2021 18:50:30

Parabéns aos autores pelo trabalho. Pergunta: O que pode ocasionar ao resultado dos Componentes Principais (CP) a ausência do modelo de VG para algumas classes texturais ? Sugestão: Desenvolver uma discussão maior a respeito dos resultados do CP

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.