Variáveis Que Caracterizam A Propagação Do Fogo Em Terrenos Agrícolas E Seu Impacto Ao Ph Do Solo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sustentabilidade ambiental

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 435


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Isaú Alfredo Bernardo Quissindo , Justina Ngueve Comboio Cameia

ABSTRACT
RESUMO: Com vista a estudar as variáveis que caracterizam a propagação do fogo em terrenos agrícolas e identificar o impacto do fogo ao pH do solo foi realizada uma queimada experimental em uma parcela localizada no Bairro 8 de Fevereiro, Município Sede da Província do Huambo, Angola. Durante e após a queima, na zona de estudo, efectuarram-se observações e medições de variáveis que permitiram estimar parâmetros relacionados com o comportamento do fogo, tais como: dimensões da chama, velocidade de propagação, intensidade do fogo e grau de afectação do fogo ao pH do solo. Quanto as variáveis, os resultados apontam para: dimensões das chamas (comprimento das chamas 0,33 m, altura das chamas 0,33 m, profundidade das chamas0,8 m), intensidade do fogo 6 kcal / m.s, direcção expressiva de propagação das chamas Sul-Este (até 11,05 m), Este-Oeste (8 m) e Norte-Sul (4 m), tempo de permanência das chamas em um mesmo ponto 48 s, quantidade média de calor desprendido por cada unidade de área 330 kcal/ m2. A determinação do grau de afectação do fogo ao pH do solo mostrou que o fogo acidifica o solo (pH a 6 antes da queima e 7,1 após a queima), o que o torna mais empobrecido do ponto de vista de nutriente e fraco de estrutura.
PALAVRAS-CHAVE: Propagação do fogo; Terrenos agrícolas; pH; Solo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jacqueline Dalbelo Puia 15-04-2021 16:09:51

O estudo em questão esta descrito, com clareza e coerência.

Foto do Usuário Marco Antônio Nunes Santana 25-04-2021 15:04:39

Parabéns pelo trabalho! Levando esse estudo para o cenário brasileiro, principalmente na época das quimadas, qual a importância de se estudar essas variáveis?

Foto do Usuário Antonio Carlos Barreto Dos Santos 12-05-2021 13:45:21

Comentário: O título e pauta do trabalho foram excelentes e de grande interesse para novos estudos de impacto ambiental decorrente de queimadas. Acredito que quanto à velocidade e direção da propagação do fogo pode diferir de acordo com a região ou tipo de solo, topografia e espécie vegetal, porém servirá de base e comparativo para futuras experiências. Pergunta: Saberia informar o tempo médio de recomposição do solo após um processo de queimada, de um modo geral?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.