ENVELHECIMENTO COMO PROBLEMA SOCIAL: universo novo para sujeitos “velhos”

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 318


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cidianna Emanuelly Melo Do Nascimento

ABSTRACT
O crescimento da longevidade no nosso país traz a tona o envelhecimento como dimensão importante da realidade social a se compreender, sobretudo, na contemporaneidade em que há uma supervalorização da juventude e da busca pelo corpo ideal. Considera-se o envelhecimento como uma experiência singular, heterogênea, sujeita às influencias socioculturais, econômicas e políticas que podem interferir de forma positiva e/ou negativa na sua vivência. As transformações demográficas ocorridas nos últimos anos mostram uma tendência ao envelhecimento da população brasileira, na qual se destaca o elevado número de mulheres, sendo este fenômeno denominado por feminização da velhice. A velhice aqui é tomada como uma categoria social e culturalmente construída. Esse trabalho tem como objetivo compreender como se processa o envelhecimento como problema social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que enfatiza as produções sobre a temática.
Palavras-Chave: Envelhecimento. Longevidade. Problema Social.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatiana Pereira Das Neves Gamarra 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com temática bastante interessante, bem consistente cientificamente. Minha única observação foi em relação à metodologia que não está bem descrita.

Foto do Usuário Aniele Almeida Silva Berenguer 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito relevante, mas senti que o objetivo precisa ser melhor delimitado, sugiro uma reformulação. Quais caminhos para que as políticas públicas brasileiras de atenção ao idoso efetivamente considerem as heterogeneidades no envelhecer?

Foto do Usuário Liliane De Jesus Bittencourt 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bom e necessário. Revisão bibliográfica sobre o tema.

Foto do Usuário Ana Beatriz Pinheiro Ferreira 09-02-2021 09:50:35

A informação dada em relação a estatística da ONU onde de 1975 a 2020 é considerado a ''ERA DO ENVELHECIMENTO'' foi muito esclarecedora para algo que tenho vivido em meu contexto social e podendo assim analisar essa realidade como uma forma global. Outro fator muito interessante desse material é quando se fala sobre como os idosos eram discriminados e marginalizados ( Sugiro que abordem mais essa questão). O destaque nas mudanças de políticas públicas volta para esses usuários é totalmente relevante, mas não mais relevante quanto a afirmação que diz: Há uma necessidade de fazer uma ressignificação da velhice. Quais os fatores que contribuem para a heterogeneidade no processo de envelhecimento?

Foto do Usuário Gracilene Dos Santos Vicente 09-02-2021 09:50:35

A temática é muito interessando, bem abordado a educação em saúde.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.