Resgatando o papel do enfermeiro no monitoramento do trabalho do ACS como estratégia para qualificação dos cadastros e das visitas domiciliares no município de Diadema (SP).

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 248


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ferla Maria Simas Bastos Cirino , Jussara Balbino De Aragão , Lucia Yasuko Izumi Nichiata

ABSTRACT
Objetivou-se descrever como o processo de resgate do papel do enfermeiro no Monitoramento do Trabalho dos ACS melhorou os indicadores de visita domiciliar e de cadastramento, importantes no alcance das metas de captação ponderada do município. Propôs-se plano de ação com criação de ferramentas de monitoramento e realização oficinas, com melhoras nos indicadores de acompanhamento da população após as intervenções. Frente as dificuldades que o SUS enfrenta, Diadema avança com o cadastramento, resgatando tanto o protagonismo do enfermeiro na supervisão do trabalho dos ACS, quanto ressignificando o trabalho deste profissional na ESF. Esses foram passos importantes para enfrentar os desafios do novo modelo de financiamento da APS, propiciando o cumprimento das metas de cadastro e preparando para enfrentar os desafios da avaliação por desempenho que está por vir.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Maria Rodrigues Moreira 09-02-2021 09:50:35

Houve continuidade na análise dos dados ?, em tempos de pandemia percebeu-se melhora no desempenho dos enfermeiros após esse treinamento?

Foto do Usuário Andreza Gonçalves Vieira Amaro 09-02-2021 09:50:35

O tema é importante, uma vez que o isolamento social pós pandêmico relaxando, esses profissionais voltam ao campo de trabalho e precisam se atualizar ao novo.

Foto do Usuário Simara Moreira De Macedo 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e relevante, apresentado a partir de uma abordagem clara e objetiva, que alcança o objetivo que foi proposto pelo estudo. O método também foi apresentado em todas as suas etapas de execução. A análise e discussão dos dados expressa os avanços obtidos.

Foto do Usuário Andréia Garbin 09-02-2021 09:50:35

Iniciativa fundamental para aprimorar a oferta de saúde no território e ofertar o cuidado aos ACS como estratégia para qualificação da saúde municipal de Diadema (SP

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.