OBESIDADE E CAPACIDADE FUNCIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 281


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juliana Ribeiro Gouveia Reis , Danielle De Freitas Gonçalves , Tainá Melo Amorim , Maria Georgina Marques Tonello , Fabíola Pansani Maniglia

ABSTRACT
Introdução: A obesidade é considerada um grave problema de saúde pública, que afeta a maior parte da população mundial. Essa enfermidade está diretamente relacionada a uma baixa capacidade funcional, que pode ser avaliada por meio de diversos instrumentos, como os testes de caminhada submáximos. Considerando que a capacidade funcional está associada com o nível de atividade física do indivíduo, as ações de promoção da saúde têm desenvolvido vários programas para incentivar essas práticas, visando à redução do alto índice de sedentarismo e do declínio da capacidade funcional da população obesa. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar qual o instrumento mais utilizado para avaliação da capacidade funcional de indivíduos que apresentam obesidade. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico de trabalhos publicados no período de janeiro de 2014 a agosto de 2019, nas seguintes bases de dados eletrônicas: Pubmed e Bireme. Dos 163 artigos obtidos, foram selecionados 5 para análise detalhada. Resultados: Os resultados mostraram que vários testes podem ser utilizados para avaliação da capacidade funcional de pessoas obesas, entretanto, o teste de caminhada de seis minutos foi o mais utilizado nas referências encontradas. Conclusão: Apesar de não ser possível afirmar qual o instrumento mais adequado para avaliar a capacidade funcional dessa população, o teste de caminhada de seis minutos possui uma ampla aplicabilidade, devido à sua simplicidade, baixo custo e as mínimas exigências tecnológicas.

Palavras-chaves: obesidade, capacidade funcional, promoção de saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nadine Victor Batista 09-02-2021 09:50:35

O artigo é muito interessante e revela um importante tópico de estudo. Entretanto, questiono sua metodologia com relação a quantidade de trabalhados estudados: será que expandir período de análise, incluindo mais estudos, não traria conclusões mais robustas sobre o tema?

Foto do Usuário Mercia Karoline Da Silva Dias 09-02-2021 09:50:35

Tema muito interessante de fácil compreensão, porém senti falta de mais estudos com relação ao tema.

Foto do Usuário Samantha Chagas De Almeida 09-02-2021 09:50:35

Tema interessante, que nos permite fazer uma pesquisa mais profunda sobre o tema.

Foto do Usuário Fabiana Gonçalves Felix 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante, claro, preciso. Traz reflexões interessantes da bibliografia.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.