artigos
Convibra Conference - REFLEXÕES ACERCA DO USO DA TELEMEDICINA NO BRASIL: OPORTUNIDADE OU AMEAÇA?
REFLEXÕES ACERCA DO USO DA TELEMEDICINA NO BRASIL: OPORTUNIDADE OU AMEAÇA?

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Acessos neste artigo: 34


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Weverson Soares Santos , João Henriques De Sousa Júnior , João Coelho Soares , Michele Raasch

ABSTRACT
Os avanços tecnológicos trouxeram uma nova realidade de trabalho e assistência oferecida pelos profissionais de saúde. A utilização das tecnologias para prover assistência, promoção e educação em saúde é também denominada como saúde digital, e engloba, dentre outros, a telemedicina, inerente especificamente à prática da medicina a distância. A telemedicina vem sido desenvolvida há muitas décadas e com diversas experiências nas mais diversas culturas e realidades socioeconômicas, atuando como ferramenta de teleassistência, teleconsulta, telexpertise, monitoramento remoto, pesquisas multicêntricas e atividades educacionais. Este artigo objetiva apresentar uma revisão crítica acerca do uso da telemedicina medicina no Brasil. O ponto alto das discussões acerca do tema refere-se à regulamentação, principalmente, da prática de teleconsultas, atividade utilizada em vários países e liberada no Brasil durante a pandemia de COVID-19. A literatura apresenta diversas experiências e oportunidades do uso da telemedicina, tais quais: aumento do acesso a serviços de saúde, redução de deslocamentos de pacientes, redução de custos e aproximação de especialistas à população de regiões remotas. Porém, uma recente tentativa de regulamentação do Conselho Federal de Medicina levantou uma série de discussões entre especialistas e associações médicas, evidenciando ameaças como: aumento da possibilidade de diagnósticos equivocados, utilização em demasia, insegurança de dados e informações privadas, e possível vetor de desemprego de profissionais médicos. A liberação do uso da telemedicina durante a pandemia evidenciou uma oportunidade para os profissionais e, para a população brasileira experienciar essa nova modalidade de prestação de serviço médico, que certamente contribuirá para discussões futuras e possível regulamentação do tema.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Quitéria Larissa Teodoro Farias 09-02-2021 09:50:35

O trabalho aborda um contexto bem atual, tendo em vista que, a pandemia revolucionou bastantes as formas de atendimento, inclusive de ensino, pesquisa, e vivências em geral. Logo, é importante reflexões desta natureza, mas creio que a crítica dos autores poderia ser mais enfatizada, tendo em vista que trata-se de uma revisão crítica e não apenas o diálogo de literaturas.

Foto do Usuário Flávio Augusto Penna Soares 09-02-2021 09:50:35

Bom histórico. Assunto interessante frente as novas necessidades da população.

Foto do Usuário Gabriely Miliorini De Miranda 09-02-2021 09:50:35

Assunto extremamente necessário para evolução da construção de um sistema de saúde mais moderno e coerente com a sociedade atual.

Foto do Usuário Raquel Ramos Schettino 09-02-2021 09:50:35

Interessante o tema para o momento que estamos passando, uma vez que temos restrições de contato....uma grande adaptação para a pandemia e novos olhares para o futuro.

Foto do Usuário Renato Barbosa Japiassu 09-02-2021 09:50:35

Esse assunto é muito relevante, pois, após o acontecimento da pandemia do COVID-19 e o isolamento social, houve a possibilidade da telemedicina, no qual está cada vez mais sendo utilizada, explorada e reinventada. Novas tecnologias da informação ainda serão incorporadas no futuro, trazendo benefícios a todas as pessoas. Esse artigo é bom, mas será necessário rever umas questões nele, que são: 1- nesse trabalho, não encontrei a questão norteadora; 2 - faltou abrir um subtítulo no seu trabalho para metodologia, pois ela é quem vai guiar seu trabalho; 3 - não percebi no seu trabalho o resumo, contendo introdução, objetivo, metodologia, resultados e discussão, conclusão. A conclusão do seu trabalho ficou excelente.

Foto do Usuário José Claudio Garcia Lira Neto 09-02-2021 09:50:35

Tema interessante, dentro das indicações do evento.

Foto do Usuário Rafael Gomes Ditterich 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é muito pertinente e relevante, no entanto, carece de detalhamento no método.

Trabalho excelente e de total relevância, parabéns pela iniciativa.

Foto do Usuário Cauê Sousa Cruz E Silva 09-02-2021 09:50:35

Parabéns, o artigo retratou com responsabilidade as variáveis de um recurso que vem ganhando espaço na contemporaneidade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.