ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À LUZ DE DISTINTAS MOLDURAS CONCEITUAIS COM FOCO NA EXPERIÊNCIA DA UNB

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 283


Certificado de publicação:
Certificado de Shirlene Lima dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Shirlene Lima Dos Santos

ABSTRACT
O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficiência no uso dos recursos públicos no desempenho das funções de uma universidade pública federal, complementando essa análise com uma avaliação dos gastos efetuados a partir do seu orçamento anual. Para tanto, parte-se de uma breve exposição sobre a teoria das finanças públicas e demais aspectos característicos da administração pública que possibilitam conceituar o gasto público. O estudo traz, na sequência, o financiamento da educação superior, o planejamento orçamentário e a alocação dos recursos executados pelas universidades, bem como os impactos causados pelo contingenciamento das despesas e restos a pagar na execução orçamentária. Percorre-se, ainda, uma análise sobre os gastos e planejamentos deles na Universidade de Brasília. O desenvolvimento da investigação concentrou-se em pesquisa bibliográfica, análise de dados e documentos disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Economia. Concluiu-se que os recursos foram usados de maneira eficiente, uma vez que diante da escassez ainda conseguem cumprir o seu papel na produção de conhecimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adriano Do R Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Excelente estudo que busca mostrar a eficiência da utilização dos recursos do tesouro nacional em uma universidade pública . Como não se apresenta dados numericos , parece que a instituição avaliada , mesmo com contingênciamento de recursos , conseguiu seantrr durante o ano , mas não comprova se alguma despesa ficou s.pagamento , ou quais providências foram efetivamente realizadas para que o objetivo fosse alcançado . Excelente artigo a autora está de parabéns ,as poderia ter detalhado melhor com números

O artigo é excelente, com leitura boa e que flui facilmente. A autora realizou uma pesquisa bem atual que trata sobre alocação de recursos. A pesquisa busca avaliar os princípios de alocação eficiente, distribuição e efetiva aplicação dos recursos públicos, no sentido de desenvolver políticas que ampliem a utilização desses serviços pela Universidade de Brasília, bem como possibilitar o acesso a informações, este trabalho despertou a atenção para alocação desses recursos públicos e poderá contribuir como ferramenta de reflexão sobre a qualidade da gestão pública, visando à melhoria na aplicação dos recursos recebidos pelas instituições de ensino. Gostaria de ver o trabalho completo para avaliar melhor os detalhes de como funciona essa alocação de recursos.

Foto do Usuário Wilma Pedroza De Rezende 09-02-2021 09:50:35

A pesquisa é de sua importância para o atual cenário que as Universidades Públicas vivenciam o contingenciamento dos recursos impactando severamente na execução orçamentária. Um trabalho com fácil compreensão flui bem em sua leitura . O objetivo proposto analisar a eficiência no uso dos recursos públicos no desempenho das funções de uma universidade pública federal, complementando essa análise com uma avaliação dos gastos efetuados a partir do seu orçamento anual apresentou clareza e com uma excelente exposição. Uma vasta literatura com autores relevantes para o desenvolvimento do assunto bem utilizado no decorrer de todo o trabalho. O método utilizado foi bem aplicado ao objetivo proposto e aos resultados apresentados pela pesquisa. Parabéns! É uma pesquisa que servirá como embasamento para aprofundar em futuras pesquisas sobre o tema discutido.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.