A TENDÊNCIA EMPREENDEDORA DOS INGRESSANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 284


Certificado de publicação:
Certificado de Raianna Suellen da Silva Alencar
Certificado de Raianna Suellen da Silva Alencar

Certificado de participação:
Certificado de Raianna Suellen da Silva Alencar

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Raianna Suellen Da Silva Alencar , Gabriel Silva Lara , Letícia Faria Silva , Marcília Bruna Dos Reis Teixeira

ABSTRACT
O empreendedorismo vem sendo muito utilizado nos últimos tempos, conquistando espaço, não somente no meio acadêmico, mas também nos debates gerenciais.  Por um lado, o tema tem sido visto como um fator fundamental para a geração de empregos, assim como para um crescimento considerável na economia. Diante do exposto, o presente artigo tem por objetivo geral identificar a tendência empreendedora dos ingressantes do curso de administração de uma instituição de ensino superior e como objetivos específicos analisar as características comportamentais empreendedoras dos discentes da mesma, avaliar a capacidade empreendedora dos discentes do curso e por fim identificar a contribuição da instituição para o empreendedorismo. A metodologia caracterizou-se como descritiva, quantitativa e a coleta de dados foi feita através da aplicação de um questionário estruturado dividido em suas partes. A primeira constava questões do perfil dos respondentes e a segundo o Teste TEG (Tendência Empreendedora Geral) para 29 alunos do 2º. período. Através dos dados obtidos pode-se constatar que o espirito empreendedor deve ser mais trabalhado para que os discentes possam fomentar de forma mais eficaz o empreendedorismo e fortalecer a criação de empresas que estimulem a economia atrelado a um país mais estável econômica e socialmente favorecendo a prospecção de risco e aguçando esse espirito.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonardo Rodrigues Ferreira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta contribuições para a ciência, sou de acordo com a sua aprovação.

Foto do Usuário Nágela Bianca Do Prado 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem estruturado e tem um tema que está em ascensão. Sugere-se o aprofundamento da literatura internacional para embasar melhor a justificativa da pesquisa. Uma questão aos autores: o perfil do graduando é o mesmo do mestrando? Será que se essa pesquisa fosse replicada na pós-graduação os resultados seriam os mesmos?

Foto do Usuário Yan Miguel Lopes 09-02-2021 09:50:35

Apesar da revisão de literatura estar adequada, sua amostra para o estudo é muito pequena pela quantidade de indicadores. Sugiro aumentar o número da amostra e relacionar os indicadores.

Foto do Usuário Henrique Taite Mendes 09-02-2021 09:50:35

Sugestão: Organizar melhor a disposição da análise dos resultados (gráficos). Algumas vezes fiquei visualmente deslocado em relação a qual resultado estava sendo analisado. Dúvida: Gostaria de entender melhor qual é a relação entre morar longe da faculdade e a dificuldade de empreender.

Foto do Usuário Cemyra Diniz Nascimento 09-02-2021 09:50:35

O artigo muito me agrada, porém poderia ao invés de utilizar o questionário como metodologia, incrementar com alguns games para fazer a análise do empreendedorismo na prática.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.