LIDERANÇA SUSTENTÁVEL E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Acessos neste artigo: 258


Certificado de publicação:
Certificado de Cecy De Sousa Lucas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Janete Carla De Oliveira , Cecy De Sousa Lucas , André Luís Centofante Alves

ABSTRACT
O objetivo desta pesquisa é descrever sobre liderança sustentável e o desenvolvimento regional sustentável, a fim de estabelecer uma relação entre a atividade prática de um profissional que atua em organizações privadas e não governamentais. As qualidades e ações dos líderes exercem influência sobre as crenças e comportamentos dos liderados dentro das organizações e consequentemente, refletem nas estratégias organizacionais e na condução dos objetivos da empresa para a sustentabilidade. Portanto, busca-se responder à questão: Qual o papel do líder sustentável na organização para o alcance do desenvolvimento regional sustentável? Esta pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, realizada por meio de revisão bibliográfica, findando com um estudo de caso contando a história de vida de empresário da cidade de Uberlândia/MG, o qual apresenta várias características do líder sustentável, levando-se à conclusão de que os temas sustentabilidade e desenvolvimento sustentável estão em destaque nesta era globalizada e a liderança se torna fator essencial sobre como as estratégias sociais e sustentáveis são implementadas dentro das organizações. O líder sustentável atua como o agente facilitador entre a empresa, seus valores e crenças pessoais e os objetivos estratégicos sustentáveis das organizações, possuindo relevância e influência onde atua.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jhonatan Da Costa Rosa 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente parabéns pelo artigo apresentado e dizer que também estou estudando sobre Liderança Sustentável. Gostaria apenas de deixar algumas contribuições como forma de melhoria do presente trabalho: - Acredito que poderia utilizar dois ou três autores na introdução para dar maior sustentações a algumas afirmações. - Apresentar uma justificativa na introdução mostrando o porque do trabalho tornar-se relevante e qual a lacuna teórica pretende preencher com ele. - Nas considerações finais, apresentar a contribuição teórica e prática do estudo, bem como as limitações do mesmo.

Foto do Usuário Laísa Santos Magalhães 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo é atual e relevante. Além disso, pode-se dizer que o artigo está muito bem estruturado e muito bem escrito. A metodologia está bem detalhada e referenciada. No que tange o referencial teórico, vocês utilizaram autores relevantes. Gostei bastante do quadro 1 que elaboraram, nele vocês abordaram diversas definições importantes para contextualização de todo o estudo. O objetivo da pesquisa está bem explicitado e pode-se perceber que foi alcançado ao longo do estudo. De modo geral, o artigo está muito bom!

O artigo apresenta um tema atual e relevante, sobretudo em termos de desenvolvimento sustentável. Apresenta referencial teórico de qualidade. A metodologia foi bem desenvolvida, focada nos propósitos do trabalho. As considerações finais atendem aos objetivos propostos pelo trabalho, enfocando a sustentabilidade não apenas como modismo, mais sim como diferencial competitivo nas organizações.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.