A AMPLITUDE DA MULTIDISCIPLINARIDADE NA ADMINISTRAÇÃO APLICADA AO AGRONEGÓCIO: UM CAMINHO INTEGRADOR DE SABERES NA PRÁXIS DA AGROECOLOGIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 316


Certificado de participação:
Certificado de Silvia Cristina Vieira Gomes

Certificado de publicação:
Certificado de Neide Aparecida Peres

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Silvia Cristina Vieira Gomes , Neide Aparecida Peres , Beatriz Vieira Gomes

ABSTRACT
A demanda consciente por alimentos cultivados por meio de manejos sustentáveis, estão cada vez mais elencados a valores intangíveis. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar se existe produção sustentável de alimentos na microrregião paulista de Dracena, no Brasil, por meio da produção de mulheres pertencentes ao Projeto Talento e Produtos Regionais da Nova Alta Paulista. Este ensaio enquadra-se como pesquisa científica de campo, de natureza aplicada, com principal instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, respondido por técnicos de assistência técnica e extensão rural que atuam no Projeto que elucida esta pesquisa. Os resultados foram apresentados com abordagem qualitativa e demonstram que duas produtoras do lócus da pesquisa praticam a agroecologia, assistidas pela extensão rural e seus produtos são comercializados prioritariamente por meio de circuitos curtos. A agroecologia permeia este cenário agrícola com respeito aos recursos naturais e ao homem, numa simbiose do ecossistema como o indivíduo produtor de alimentos fazendo parte integrante da natureza. Mesmo não conhecendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, segundo os técnicos extensionistas, existe vínculo imediato com nove deles, nas ações destas produtoras pertencentes a agricultura familiar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Edson Trajano Vieira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está muito bem organizado com destaque para a apresentação do método da pesquisa e dos resultados. O ponto que poderia ser melhorada, ao meu ver, é a caraterização da área de estudo. é possível replicar essa pesquisa em outras localizadas? Em quais condições? Qual a diferença da área de pesquisa em estudo?

Foto do Usuário Renato Coelho De Almeida 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito extenso, onde os autores passam a percepção de maior preocupação com a formatação do que com o objetivo de passar a mensagem, ou seja, o formato é mais importante que divulgar conhecimento. Deve-se priorizar a pratica e a didática, e formas de replicar o conhecimento, quanto mais simples, maior a audiência que terá capacidade de entender o tema.

Foto do Usuário Vitória Aparecida Cardoso 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito com temática atual e relevante. Talvez, se as autoras acharem pertinente, seja interessante adicionar um paragrafo ou dois descrevendo os entrevistados. Diante dos resultados, as autoras acreditam que esses produtos podem ser uma estratégia competitiva para a agricultura familiar? Parabéns pelo excelente artigo!!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.