artigos
Convibra Conference - COMPREENDENDO A INVISIBILIDADE SOCIAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS A PARTIR DA LITERATURA
COMPREENDENDO A INVISIBILIDADE SOCIAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS A PARTIR DA LITERATURA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 31


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paola Vogt , Louise De Lira Roedel Botelho , Luciana Scherer , Carolina Back Olegário , Graciele Machado Eberhardt

ABSTRACT
A questão da produção e deposição do lixo urbano tornou-se um dos problemas socioambientais mais relevantes na atualidade. Surge então a reciclagem de materiais, a qual conta com um grupo de trabalhadores denominados Catadores de Materiais Recicláveis, os quais atuam na coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo para o aumento da vida útil dos aterros e para diminuição da quantidade de resíduos enviados aos depósitos. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o processo de invisibilidade social tratada na literatura, referente aos catadores de materiais recicláveis. Para a concretização desta pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, através de análises bibliográficas com a utilização de dados secundários a partir de artigos e periódicos relacionados ao assunto pesquisado. Os resultados apontaram que o trabalho dos catadores de materiais recicláveis é de extrema importância, pois minimiza os impactos ambientais gerados pela quantidade de resíduos produzidos pela sociedade. No entanto, estes trabalhadores ainda são vulneráveis, tendo de enfrentar preconceitos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dyesla Leandro De Souza 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo pela escolha do tema, organização e escrita, de forma clara e coesa, com linguagem de fácil entendimento ao leitor. Como sugestão ao trabalho, indico apenas a inclusão de uma vírgula após o nome do autor, no terceiro parágrafo do item Vulnerabilidade: (OJIMA 2012 p. 112), sugestão que não interfere na qualidade do estudo. Como pergunta: é o primeiro trabalho que a equipe produz nessa área temática? A abordagem e sincronia dos itens foram essências ao trabalho como um todo.

Foto do Usuário Michéli Beatriz Lenz 09-02-2021 09:50:35

O trabalho aborda um tema interessante, bem escrito e a leitura flui muito bem. Que os catadores de materiais recicláveis recebam o merecido reconhecimento perante a sociedade. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Andriele De Pra Carvalho 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui temática relevante. Parabéns pelo trabalho! Será que em todas as regiões brasileiras há o mesmo direcionamento para essas ações? No que o poder público pode colaborar?

Tema de grande relevância,especialmente por dar visibilidade a grupos marginalizados,mas que tem papel fundamental na sociedade. Acredito que poderia ser bastante produtiva uma discussão do ponto de vista da organização social dos catadores de papel, de forma a dar vazão ao grupo, ao coletivo, e às possibilidades de ampliação de sua visibilidade social.

Foto do Usuário Danilo Rodrigues Guedes 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante que apresenta um histórico das conquistas de direitos da categoria que nos permite conhecer um pouco mais sobre esses importantes trabalhadores, como o fato da categoria possuir registro na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Os catadores, assim como demais integrantes do universo de trabalhadores braçais, são vitimas do pensamento preconceituoso por boa parte da sociedade brasileira. O estudo afirma que apesar das conquistas, existem muitos desafios a serem enfrentados pela categoria em relação a busca pelos seus direitos, seria interessante que as autoras complementassem essa informação apontando alguns desses desafios.

Foto do Usuário Paulo éverton Mota Simões 09-02-2021 09:50:35

A temática é muito relevante. Parabéns pelo trabalho. Coloco aqui minhas reflexões a título do contribuir com a melhoria da discussão apresentada. O trabalho apresenta a noção de invisibilidade social atrelada à categoria trabalho, mas existem muitas outras formas, a exemplo do racismo. Seria um ponto interessante a se observar: a interseccionalidade. Afinal, no Brasil, os catadores possuem cor predominante. Portanto, a invisibilidade tem a ver com muito mais do que ser uma categoria de profissionais que está relacionada com o lixo. Com relação à PNRS, ela é mencionada muito rapidamente no texto, dando a impressão que os catadores são atuantes na coleta seletiva: “Com isso, os catadores passaram a exercer um papel importante contribuindo para a cadeia da reciclagem, através da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, 2010), instituída pela Lei Federal no 12.305/2010, onde estes passaram a atuar na coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comércio dos resíduos.”. É preciso observar que a PNRS oferece base legal para inclusão dos catadores, porém as prefeituras juntamente com as empresas que lucram com o lixo articulam-se para que as organizações de catadores permaneçam de fora da coleta seletiva. Como o artigo tem apenas 10 páginas, há ainda espaço para mais algumas considerações.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.