A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO: ESTUDO DOS ESPAÇOS DE TRABALHO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Pessoas em Saúde

Acessos neste artigo: 346


Certificado de publicação:
Certificado de GLÓRIA MARIA SOUTO MAIOR COSTA LIMA

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nickell Loureto De Freitas , Glória Maria Souto Maior Costa Lima , Ricardo Luiz Ramos , Nébia Maria Almeida De Figueiredo , Ana Luiza Ramos Wellen

ABSTRACT
Os espaços de trabalho no ambiente hospitalar também, são geradores de adoecimentos, e merecem outro olhar dos gestores. Um olhar que transcenda a relação meramente administrativa do Departamento de Recursos Humanos com os profissionais da saúde. Assim, esse estudo trouxe como objetivo destacar as estratégias da Gestão de Recursos Humanos, junto aos profissionais de saúde de um hospital público em Boa Vista/RR. A metodologia utilizada na pesquisa é a quali-quantitativa com estudo de campo descritivo. Realizada em um Hospital Público de Roraima, os dados foram coletados no mês de junho de 2018. Amostra foi por conveniência constituída por de 21 profissionais da área da saúde e 9 gestores. Na análise qualitativa possibilitou fazer reflexões filosóficas e científicas sobre a noção de complexidade e subjetividade que estão nos dados produzidos, principalmente de interesses das pesquisadoras pelas pessoas envolvidas como seres humanos únicos, cidadãos de direitos e deveres, cada um com sua história e desejos. Já no método quantitativo foi utilizada a estatística descritiva, o estudo foi aprovado no CEP nº.2708924. Os dados apontam o departamento de recursos humanos como um espaço de reclamação, resolução de problemas e não há ações de cuidado. Os principais motivos que fazem os profissionais de saúde procurarem o setor de Recursos Humanos, sendo que 100% dos entrevistados procuram o RH para resolver questões relacionadas a férias e a faltas, 88%(15) para resolverem questões sobre salário, 59% (10)sobre faltas (atestados),41% (07)para questões legais e 29% (05)para outras situações. Conclusão: Os riscos do ambiente apresentam-se como desencadeador de adoecimentos, devendo ser considerado pela Gestão de recursos humanos e pelo gestor geral como espaço a ser revisto e reestruturado.
Palavras chaves: Gestão, Gestão de Recursos Humanos; Ações de Saúde; Cuidado

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Sthefanny Meira Moreira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta todas as características necessárias para ser considerado um ótimo trabalho. Temática relevante.

Foto do Usuário Valdir Silva Da Conceição 09-02-2021 09:50:35

Existem alguns parágrafos na primeira pessoa. Também existem alguns com termos repetitivos, o que cansa o leitor. Alguns parágrafos poderiam ser fundidos. Existem alguns erros de concordância e ortográficos que podem ser corrigidos. O gestor e os funcionários do setor de RH estão preparados para responder as demandas relativas à saúde do trabalhador?

Foto do Usuário Luciene Gouveia Batista 09-02-2021 09:50:35

O trabalho atende aos pressupostos metodológicos e os objetivos propostos.

Foto do Usuário André Luiz Alvarenga De Souza 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante ao que o congresso se disponibiliza a discutir.

Foto do Usuário Manoel Agrasso Neto 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante para o âmbito da saúde e o estudo de caso apresenta resultados que requerem atenção da área de recursos humanos. Sugiro realizar uma revisão para pequenas correções em termos de pontuação, espaçamento, etc...

Foto do Usuário Carolina Guidone Coutinho 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem redigido e com boa explanação da metodologia

Foto do Usuário Andrea Huhn 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante para discussão, atende os objetivos, porém poderia ter escrita mais fluída e necessita revisão ortográfica.

Foto do Usuário Alessandra Herranz Gazquez 09-02-2021 09:50:35

Artigo bom que mostra de forma clara a necessidade do investimento no espaço de trabalho para manter a saúde.

Parabéns pela iniciativa em destacar as estratégias de gestão do RH em hospital. Entretanto, não encontrei a pergunta que norteou a pesquisa. No método qualitativo qual foi o referencial teórico utilizado. Deixar mais claro, nos resultados, quais foram as estratégias de gestão, respondendo ao objetivo formulado no estudo.

Tema de enorme relevância, que é tida como estratégica mas não é tratada como tal. Excelente pesquisa, mas o resumo precisa ser melhor escrito (está confuso e não reflete o artigo). A leitura do artigo está um pouco truncada, com parágrafos curtos demais e que cortam o raciocínio durante a leitura. O objetivo do artigo está vago, não foi totalmente respondido nas conclusões.

Foto do Usuário Samile De Sena Nunes 09-02-2021 09:50:35

O texto esta bastante relevante, uma ótima temática para ser discutida. Parabéns.

Foto do Usuário Aline Cristina Dos Santos Dresch 09-02-2021 09:50:35

trabalho excelente, com um contexto bem completo e relevante para gestão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.