CONHECIMENTOS DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACERCA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Acessos neste artigo: 234


Certificado de participação:
Certificado de Patrícia Pereira Tavares De Alcântara

Certificado de publicação:
Certificado de Daiana de Freitas Pinheiro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daiana De Freitas Pinheiro , Letícia Gomes Da Silva , Francisca Evangelista Alves Feitosa , Rachel Cardoso De Almeida , Marina Barros Wenes Vieira , Patrícia Pereira Tavares De Alcântara , Yanca Carolina Da Silva Santos , Patrícia Alves De Andrade , Emanoely Holanda Silva , Antônio Samuel Silva Lins , Lindalva Maria Barreto Silva

ABSTRACT
Atualmente, tem se reconhecido não somente as doenças infecciosas e crônicas como problemas de saúde pública, mas também os agravos decorrentes de causas externas, que juntamente com as anteriores, caracteriza a tripla carga de doenças. Os agravos decorrentes de causas externas se expressam como acidentes e violências. A violência contra a mulher (VCM) destaca-se como problema de saúde pública, que está imbricado às desigualdades de gênero, a qual naturaliza o domínio do homem sobre a mulher. O presente estudo se propôs a analisar a compressão dos Agentes Comunitários de Saúde acerca da Violência Contra a Mulher. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo exploratória, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado nas equipes das Estratégias Saúde da Família (ESF) do município de Iguatu, Ceará. Participaram do estudo 40 ACS das ESF da zona urbana, em virtude da maior concentração das equipes. Para coleta de dados, utilizou-se um roteiro de entrevista previamente elaborado com questões abertas para responder ao objetivo da pesquisa. Os participantes da pesquisa versaram sobre a compreensão acerca da violência contra a mulher no seu contexto de atuação, apresentando posicionamentos em conformidade com a realidade na qual estão inseridos. Partindo dos resultados obtidos, observa-se que o entendimento dos ACS acerca da VCM ultrapassa a violação física, perpassando os aspectos imbricados na causalidade da violência, como o machismo acima citado. Sobre as manifestações da VCM, percebe-se que os ACS possuem uma visão ampliada para situações facilmente invisibilizadas que constituem violência. as vítimas muitas vezes não se reconhecem como tal, posto que o pensamento feminino também anda em consonância com os preceitos machistas e patriarcais, o que a faz naturalizar as condutas abusivas do parceiro. Destaca-se que que a violência pode ocorrer das mais variadas formas, umas mais visíveis e outras menos visíveis. Nesse sentido, percebe-se uma potencialidade nos resultados encontrados em relação ao reconhecimento do abuso simbólico contra a mulher, especialmente a violência psicológica Diante dos achados verificou-se que os participantes dessa pesquisa demonstraram compreensão ampliada acerca da VCM, o que é de extrema relevância para a sua identificação e manejo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Grazielle Cristinne Santos Soares 09-02-2021 09:50:35

Otimo artigo. Os ACS tem papel fundamental na percepção da vítima em situação de violência doméstica.

Foto do Usuário Andreyna Carvalho Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Maravilhoso e rico, realmente de suma importância. devemos falar mais sobre.

Foto do Usuário Pamela Cristina Toty Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo pela escolha do tema, de grande relevância, destacando que o ACS é a pessoa mais próxima ligada a saúde pública que possa ter contato com essas vítimas. Ainda vale ressaltar que nem sempre a mulher violentada relata sobre o(s) acontecimento(s). Nesse quesito, é necessário a grande importância e intervenção do ACS. Gostaria de dar dicas como: atentar-se a escrita, várias partes não apresenta ponto final e inicia-se outra sentença, ou mesmo há o ponto final e a palavra inicia-se por letra minúscula. Também incluir que, por mais que cite que foram feitas com 40 ACS, acho importante citar quantas ESF foram realizadas, para termos uma ideia do tamanho das áreas abrangentes.

Artigo com tema de extrema e atual relevância para os dias atuais de sucateamento do SUS e de demais políticas públicas.

Foto do Usuário Ana Clara Dos Santos Pimentel 09-02-2021 09:50:35

Excelente tema, trabalho de ótima qualidade e atualizado.

Foto do Usuário Andréia Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Trabalho excelente, com leitura fluida e prazerosa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.