FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRATICA DO VOLEI DE AREIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 280


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Oliveira , José Robertto Zaffalon Júnior , Gileno Edu Lameira De Melo , Rômulo Dos Santos Lima , Ronaldo Campos Da Silva , Rosangela Lima Da Silva

ABSTRACT
No esporte, os fatores motivacionais constituem um dos principais elementos que impulsionam um indivíduo à ação. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva e objetivou analisar os principais fatores motivacionais dos praticantes de vôlei de areia no município de Altamira-PA. Desenvolveu-se com os praticantes uma pesquisa  que ocorreu nas quadras de areia situadas na orla e nos parques de acesso gratuito do município, foi realizada com 27 participantes de ambos o sexo e utilizou-se dois questionários, o primeiro com questões acerca da frequência e tempo de pratica do esporte e o segundo foi o questionário validado de motivação para Atividades Desportivas (QMAD) adaptado por Guedes e Silvério Netto (2013) para a língua portuguesa do Participation Motivation Questionaire (PMQ) de Gill et al. (1983) composto por 30 itens, correspondendo cada um deles a uma razão/motivo para a participação em atividades desportivas, sendo a importância indicada pelos sujeitos, classificada numa escala de 1 a 5 valores (1=Nada Importante; 2=Pouco Importante; 3=Importante; 4=Muito Importante; 5=Totalmente Importante). Os dados encontrados foram organizados em tabelas e a análise dos dados ocorreu pela forma estatística descritiva que permite analisar e sintetizar valores de mesma natureza, a presente pesquisa respeitou os aspectos éticos, para pesquisas com seres humanos, utilizando um Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). Os resultados mostraram que os motivos estão atrelados tanto a fatores intrínsecos e extrínsecos, direcionados para iniciar e manter-se a prática do vôlei de areia, no qual os fatores intrínsecos como se divertir com 92,5% e praticar exercícios físicos com 85,1% e nos fatores extrínsecos como satisfazer o professor/treinador 55,5% e viajar 40,7% foram citados com maior veemência. Concluiu-se que os praticantes que iniciaram e desejam manter a prática podem ser duplamente motivados, permitindo que em um ambiente descontraído possam de forma momentânea relaxar e se desprender de seus compromissos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernanda Guimarães Lopes 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bom.

Foto do Usuário Thamiris Pereira Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito, aborda um tema bastante relevante.

Foto do Usuário Wallace Apicelo Lima 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta uma temática muito válida com uma metodologia bem clara, porém as considerações finais poderiam ser mais desenvolvidas.

Foto do Usuário André Luiz Alvarenga De Souza 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante ao que o congresso se disponibiliza a discutir.

Foto do Usuário Dayana Ferraz Silva 09-02-2021 09:50:35

ótimo tema, porém deveria ter mais números de pessoas na pesquisa e relacionar a classe social.

Foto do Usuário Fabileny Sara Barcelos 09-02-2021 09:50:35

Os autores estão de parabéns, o tema proposto é de extrema importância.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.