Impactos da facilitação de comércio sobre as exportações mundiais de produtos manufaturados

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 290


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bruna Gonçalves De Souza , Carolina Rodrigues Corrêa Ferreira

ABSTRACT
Este trabalho investiga os efeitos da desburocratização de trocas comerciais sobre as exportações mundiais e bilaterais de produtos manufaturados. A análise considerou o período a partir do ano seguinte à criação do Acordo de Facilitação do Comércio, que ocorreu em 2013, até a sua implementação, no ano de 2017. Para isto, foram utilizadas algumas estatísticas descritivas e realizada uma análise econométrica com o modelo gravitacional e o método Poisson Pseudo-Maximum-Likelihood. Dois indicadores de facilitação do comércio foram empregados neste trabalho: o primeiro é chamado conformidade fronteiriça e o segundo é a conformidade documental. Foram encontrados resultados esperados para este último indicador: quanto menor o tempo dispendido com documentos, maior foi o volume de manufaturados exportados naquela relação bilateral. Além disto, observou-se que o impacto da facilitação de comércio resultou em um volume de exportação de manufaturados maior para países emergentes. De forma geral, destaca-se a importância de estudos contínuos e acompanhamentos sobre a facilitação do comércio, para que as transações internacionais ocorram de forma eficiente e harmonizada.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Roselis Natalina Mazzuchetti 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem elaborado com metodologia e resultados consistente mencionando a necessidade de estudos mais precisos para tomada de decisão em algumas variáveis.

Foto do Usuário Isabel Cristina Silva Miranda 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Valiosas contribuições. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.