O IMPACTO DE VALORES LEAN MANAGEMENT NA EFETIVIDADE DE PROCESSOS: UM ESTUDO QUANTITATIVO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 235


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Matheus Pissutti , Thiago Schirmer Feltrin , Luciano Dibi Ercolani , Leander Luiz Klein , Kelmara Mendes Vieira

ABSTRACT
Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto de práticas e valores Lean sobre a efetividade de processos, envolvendo constructos de práticas e valores Lean, na qual prioriza a eliminação de desperdícios gerando valor ao público-alvo, e o constructo de efetividade de processos, que pode ser classificado como uma medida de saída para o sucesso dos processos, por avaliar processos mais bem sucedidos. O método do trabalho consiste em uma pesquisa quantitativa caracterizada como survey, cuja coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. Obteve-se uma amostra válida de 997 respostas da instituição estudada. A análise de dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e regressão múltipla. Os resultados permitem identificar uma relação entre a maioria dos valores do Lean e a maior efetividade de processos. Pode-se verificar também que as duas variáveis sobre o tempo de serviço contribuíram de forma negativa para a efetividade dos processos. Como conclusão deste trabalho, pode-se afirmar que os valores Lean atuam como princípios para a efetividades dos processos, e podem ocasionar evoluções operacionais no controle e realização das atividades de uma organização.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cláudio Bezerra Leopoldino 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastante relevante e a organização e metodologia do artigo valorizam ainda mais a questão central. Práticas e valores lean precisam de mais estudos, particularmente na esfera pública e os autores estão de parabéns! A ressalva que faço é na discussão de resultados, a qual poderia ser mais aprofundada e que poderia fazer mais referências aos textos da literatura, confrontando os resultados encontrados com os de outras investigações.

Foto do Usuário Rodrigo Alberto De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O artigo é muito bom, merece ser apresentado. A revisão de literatura é adequada e atual, o método é bem estruturado e bem conduzido e os resultados vão ao encontro dos objetivos da pesquisa. O tema é de grande interesse, pois ainda é novidade a adoção de métodos lean/ágeis nas organizações públicas, é uma área carente de estudos em que a pesquisa apresentada vem a agregar muito.

Foto do Usuário David Nogueira Silva Marzzoni 09-02-2021 09:50:35

Parabéns a equipe de pesquisadores, o artigo tem uma boa fundamentação teórica, o percurso metodológico foi fiel aos resultados. O trabalha chama atenção pela análise estatística.

Foto do Usuário Jean Paulo Campos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem colocado e atual. O fato de apresentar o NPM e abordar sistematiamente BPM contribuem para a valorização do tema. Os resultados poderiam apresentar maiores conclusões e impactos relevantes de maneira mais ampla, mas seria um detalhe para acrescentar. O que ressalto como pergunta seria quais abordagens tomar para que os perfis de colaboradores contribuissem para tal adesão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.