COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM TRABALHAM O DESENVOLVIMENTO DA ANÁLISE CRÍTICA E DAS HABILIDADES RELACIONADAS A AUTONOMIA DISCENTE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 316


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Laís Nascimento Dos Santos , Adriana Dos Santos Reis Lemos , Karina Vlasak Rodrigues Guimarães Vieira , Thaísa Ferreira Dos Santos

ABSTRACT
A aplicação das metodologias ativas no contexto educacional como ferramentas de ensino é fundamental ao estimular que os discentes se tornem agentes ativos no seu processo de ensino-aprendizagem e permitir que tenham autonomia suficiente para desenvolver habilidades críticas e competências necessárias para a criação de conhecimento. A utilização de metodologias ativas possibilita o aumento do desempenho dos estudantes no ambiente acadêmico, como também a participação dos discentes em qualquer nível de ensino desde a educação básica à pós-graduação. A partir dessas premissas, o objetivo central deste trabalho é estudar e analisar a importância das metodologias ativas de ensino para a edificação da autonomia do discente. Para isso, emprega-se uma pesquisa básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica, através de uma revisão integrativa de literatura. Espera-se, com os resultados, contribuir para a melhor compreensão do assunto e assim colaborar para a área da educação através da análise desses métodos para o processo de ensino – aprendizagem, na perspectiva de acompanhar as demandas da sociedade moderna.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andréa Alcione De Souza 09-02-2021 09:50:35

É um bom levantamento teórico sobre o tema que provavelmente poderá embasar novos estudos. Entendo que deveria se ampliar as conclusões com contribuições mais relavantes para o ensino da Administração.

Foto do Usuário James Santos Do Bomfim 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo as autoras pela submissão do artigo Acredito que o tema é bastante relevante, mas é bastante amplo. Acredito que é preciso ter um foco. Sugiro que o artigo seja posteriormente desenvolvido para dar uma contribuição mais direta ao ensino da administração. Sucesso!

Essas metodologias ativas realmente contribuirão para uma aprendizagem eficaz e de acordo com a realidade do aprendiz?

Foto do Usuário Fabíola Brito Santos 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante e estimulante ao se tratar de novos modelos de ensino, principalmente ao retratar que não há apenas um caminho para se chegar ao objetivo de desenvolver a maturidade e interação do aluno em relação ao aprendizado. Observei que não há espaçamento entre os parágrafos e que, em algumas partes, não possui ligação lógica com a subsequente, tornando-se vaga a construção de pensamento do leitor. Porém, acredito que seja um artigo útil a uma pesquisa posterior para embasamento teórico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.