Constelação Sistêmica e Familiar no campo da inovação social: percursos de expansão e capilarização nas ciências

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 372


Certificado de publicação:
Certificado de Vanessa Emanuela Marques de Paula

Certificado de participação:
Certificado de Luana Carla Martins Campos Akinruli

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vanessa Emanuela Marques De Paula , Luana Carla Martins Campos Akinruli , Vasco Ariston De Carvalho Azevedo , Samuel Ayobami Akinruli

ABSTRACT
A Constelação Sistêmica e Familiar foi desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger e tem se revelado como uma inovação social que traz benefícios não apenas para o indivíduo, mas para todo o sistema no qual está inserido. Trata-se de uma metodologia terapêutica breve e fenomenológica que, através da representação, como no psicodrama, identifica a origem dos conflitos ampliando a consciência sobre os mesmos, de forma a tornar evidente uma possível solução, de forma pacífica e conscienciosa. A Constelação Sistêmica e Familiar tem sido pensada e aplicada por diversos profissionais em variados campos do conhecimento – Medicina, Psicologia, Educação, Administração, Direito –, de modo a produzir inovadoras e empreendedoras teorias e práticas a ela relacionadas. Esse artigo pretende identificar o espectro de dispersão das ideias associadas à Constelação Sistêmica e Familiar por meio do levantamento de dados bibliográficos dos teóricos e de suas obras nesse campo de debates interdisciplinar, de modo a promover o entendimento da difusão histórico e geográfica da temática da Constelação Sistêmica e Familiar e sua capilarização e representatividade em diversos campos científicos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gisele Hidalgo 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta um tema atual e interessante, porém alguns pontos de atenção precisam ser destacados: - O artigo pretende fazer uma conexão entre a constelação familiar e a inovação social, porém não define na literatura o conceito de inovação social. Além disso, volta-se para a aplicabilidade do tema no Direito não demonstrando ao leitor que tipo de inovação social uma constelação familiar pode gerar. Esse é um ponto fundamental: Qual a inovação social é gerada pela aplicabilidade de tecnicas de constelação familiar? Em que contexto acontece? E qual o valor gerado? Uma sugestão é que os autores foquem em apresentar somente os estudos encontrados com o tema constelação familiar categorizando sua ocorrencia por área temática e identificando as suas principais aplicabilidades. Outro ponto importante: o estudo não possui uma conclusão. A conclusão é fundamental para demonstrar ao leitor de que forma os objetivos propostos foram atingidos e quais as contribuições o estudo proporcionou.

Foto do Usuário Lucas Davi Fernandes Lopes Paula 09-02-2021 09:50:35

Ótimo artigo. A análise bibliográfica foi muito bem trabalhada e demonstra uma revisão geral dos principais pontos das Constelações Sistêmicas Familiares. Acredito que é uma revisão em fases iniciais que pode ser bastante útil para trabalhos futuros. No campo da inovação social, acredito que precisaria voltar um pouco e apontar as questões de discussão bibliográfica pelo tema. No mais, acredito que o artigo foi muito bem escrito e estruturado, cumprindo o que se propõe.

Foto do Usuário Eliana Suemi Handa Okane 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está muito bom, só na metodologia que poderia ter detalhado um pouco mais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.