Reflexões sobre a crise ética dos servidores públicos em Moçambique: do problema à busca de soluções

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 270


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Domicio Moises Guambe , Benedito Monjane , Pedro José Zualo

ABSTRACT
Este trabalho teve como objetivo central refletir acerca da crise ética que se verifica no contexto do funcionamento do serviço público, especificamente no que se refere aos comportamentos e atitudes demonstradas pelos servidores públicos em Moçambique. Apoiou-se na abordagem que enaltece a importância do compromisso e salvaguarda da imagem e integridade da administração pública na prossecução do interesse coletivo, primando pela obediência de regras e condutas éticas. Entende-se que vários países do mundo inteiro, assim como Moçambique, enfrentam uma crise ética sem precedentes e caracterizada por atos de corrupção enraizada, especialmente na administração pública. É um estudo de natureza qualitativa e apoiado em uma pesquisa bibliográfica e documentos diretrizes-normativos que ajudam a compreender os rumos da ética no país.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nelson Guilherme Machado Pinto 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta um caso singular na literatura em termos de discussão, que é o caso do país de Moçambique. Entretanto, pode atualizar melhor a literatura acadêmica utilizada para enriquecer a discussão sobre o tema pesquisado e o caso estudado.

Foto do Usuário Lopes Clarice Sabbatini Capella 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e interessante, sugiro que siga a formatação do Congresso e atualize a literatura.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.