Região Metropolitana de Feira de Santana: análise do Índice de Bem-Estar Urbano

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 327


Certificado de participação:
Certificado de VALDIR SILVA DA CONCEIÇÃO

Certificado de publicação:
Certificado de VALDIR SILVA DA CONCEIÇÃO

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Valdir Silva Da Conceição , Angela Machado Rocha , Marcelo Santana Silva , Vivianni Marques Leite Dos Santos , Dayana Ferraz Silva , Fabio Francisco Pinheiro Freitas , Valdir Silva Da Conceição Júnior

ABSTRACT
A Região Metropolitana de Feira de Santana foi criada como uma unidade regional pela Lei complementar nº 35, de 6 de julho de 2011, sendo constituída por seis municípios, cujo principal direcionamento é reduzir as desigualdades e promover o desenvolvimento socioeconômico integrado e sustentável. Existem algumas ferramentas para quantificar e facilitar a implementação de políticas públicas como o Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU), que possibilita lidar com diferentes dimensões e facilitar a tomada de decisões. O objetivo do trabalho é comparar os índices em cada município. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a análise descritiva do IBEU. O resultado foi a verificação da diferença entre os entes públicos, o que requer dos governantes um empenho maior para reduzir a diferença e elevar os índices que estiverem baixo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O texto está bem explicado e detalha os aspectos envolvidos em cada dimensão considerada no índice de bem estar. Como indagação: qual dimensão do IBEU mais se alterou com a criação da RMFS? Assim, sugiro comparar os índices antes da criação da região com os atuais para verificar quais impactos gerados pela criação da região, visto que o propósito de criação é reduzir as desigualdades e promover o desenvolvimento, para que o trabalho se torne ainda mais proveitoso para estudos de políticas públicas.

Foto do Usuário Raquel Do Nascimento Aquino 09-02-2021 09:50:35

Sugestão: Revisar o português pois existem falhas significativas que dificultam a fluidez da leitura. Criar um gráfico no qual seja indicada a densidade demográfica de cada cidade poderia melhorar a comparação do IBEU das cidades avaliadas. Pergunta: Existe(m) alguma(s) característica(s) de Tanquinho que contribua(m) para que ela apresente o melhor IBEU?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.