ELAS E A CIÊNCIA: PERFIL DAS PROFESSORAS DO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO EM SANTA CATARINA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 295


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alyne Sehnem

ABSTRACT
No meio universitário entende-se a existência de um padrão de neutralidade e de igualdade no relacionamento e na carreira de mulheres e homens. Por isso, possivelmente, os estudos sobre desigualdade de gênero sejam realizados em menor número com docentes nestas instituições. Sob o intuito de conhecer as dinâmicas vivenciais das professoras dos Programas stricto sensu em Administração, elaborou-se o presente estudo tendo como objetivo a construção de um perfil das professoras e pesquisadoras dos PPGAs do Estado de Santa Catarina. Foram aplicados questionários eletrônicos com perguntas abertas e fechadas para as professoras do quadro permanente dos PPGAs. A partir das respostas foi possível traçar o perfil das professoras e pesquisadoras na área da Administração em SC. Pode-se considerar que a trajetória profissional das professoras foi construída com base em abdicações e amparo de uma rede de apoio que permitiu a dedicação aos estudos e ao trabalho. A capacidade de avanço na carreira, para as mulheres, pode ser prejudicada em virtude de interrupções que ela pode sofrer em virtude da maternidade, por exemplo. Período este que pode afastar a mulher do ambiente de pesquisa por alguns meses ou anos e interromper um ciclo de estudos, publicações, participação em eventos e projetos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Carlos Antonio Furtado Dutra 09-02-2021 09:50:35

O artigo é muito bem construído e os resultados apresentados estão condizentes aos objetivos propostos.

Foto do Usuário Maria José De Lima 09-02-2021 09:50:35

O Artigo está bem construído e com um tema de grande relevância, tem grande potencial para publicação, caso seja abordado os aspectos metodológicos para análise do conteúdo dos questionários. Gostaria de fazer a mesma pesquisa com os docentes do gênero masculino?

Foto do Usuário Ana Beatriz Pereira Reis 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta certa necessidade de atualização pelo ano das respostas e contexto diferente do atual em relação aos participantes. Seria interessante verificar uma proposta onde houvesse um diálogo temporal entre essas profissionais e as perspectivas atuais em tempos de mudança de modus operandi na atividade de ensino. É extremamente relevante a discussão da feminilidade e seus desafios no ambiente acadêmico. Existe alguma possibilidade de reprodução dessa pesquisa em outros estados ou em professores somente de EAD?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.