PERFIL DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS ACERCA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS A PARTIR DA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 291


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andreza Cristiane Silva De Lima , Inglithiane Geraldina Silva De Lima , Filipe Emmanuel Alves Da Silva

ABSTRACT
Este estudo tem o objetivo de levantar o perfil das publicações científicas sobre os Sistemas de Informações Contábeis nos principais periódicos no período de 2010 a 2019. Para tanto, construiu-se uma pesquisa mista e descritiva, empregando o método da bibliometria, cujos dados foram extraídos da plataforma Scopus®. Na etapa de filtro dos artigos para compor o corpus da investigação, inseriu-se o termo ‘sistemas de informações contábeis’ (português); ‘accounting information systems’ (inglês); e, ‘sistemas de información contable’ (espanhol), a fim de verificar como anda a produção científica sobre a temática nos últimos anos. Os principais resultados mostraram que 2019 foi o ano que apresentou o maior volume de produção, sendo os Estados Unidos o local que mais publicou sobre a temática, mas que a foi a Universitas Padjadjaran, uma instituição pública da Indonésia que contribuiu quantitativamente com mais pesquisas durante tal período. Constatou-se que o Susanto foi o autor que mais contribuiu em números e proficiência no conteúdo em destaque, e, apesar de ter uma linha de pensamento diferente dos outros autores, algo apontado nos clusters, existe uma rede de cooperação. Além disso, os trabalhos citados concentram-se em termos como “information system”, “accounting” e “accounting information”. Este estudo contribui para mostrar como se encontram as pesquisas dentro da temática em questão, sendo este, um norte para pesquisadores que trabalham ou desejam dar início às pesquisas sobre Sistemas de Informações Contábeis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eric Ferreira Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

As colocações aqui são a título de contribuição para a melhoria do trabalho científico. Todas as colocações se aplicam ao texto e seu conteúdo. Parabéns. O trabalho é muito bem desenvolvido. A robuz metodológica existente no trabalho pode ser aumentada com mais discussões sobre os resultados.Parabéns por utilizar ampla literatura em inglês. Há algumas referencias que precisam ser revisadas e parecem ser inválidas. Os autores podem fazer isso. Os autores sentiram dificuldades para levantar literatura? Eu percebi que os dados empíricos são robustos e úteis, mas faltou mais discussão sobre os achados e os reflexos deles. Talvez possam melhorar o trabalho, focando nesse ponto.

Foto do Usuário Nadielli Maria Dos Santos Galvão 09-02-2021 09:50:35

Apesar das limitações inerentes a trabalhos bibliométricos, por não terem uma aplicação rápida no cotidiano organizacional, o estudo traz contribuição para aqueles que querem compreender melhor o tema e ter acesso à literatura acadêmica sobre o mesmo, facilitando, assim, a vida de pesquisadores. Também pode ser utilizado em cursos de graduação e pós graduação, visando discutir o assunto e consolidar conceitos.

Foto do Usuário Cristiane Krüger 09-02-2021 09:50:35

A inclusão de ''A PARTIR DA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA'' ficou redundante no título, visto que já consta ''PERFIL DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS''. No problema de pesquisa sugiro retirar ''nos principais periódicos'', é subjetivo, visto que foi selecionado apenas a base Scopus. No resumo consta pesquisa mista, no entanto, na metodologia a classificação é quantitativa. Para posterior publicação da pesquisa recomendo refazer as figuras utilizando a mesma fonte do texto. Não ficou claro qual a contribuição do estudo.

Foto do Usuário Andressa Bender 09-02-2021 09:50:35

O artigo representa relevância na área referente à publicações científicas sobre o tema. Sugiro que esse estudo seja realizado nas demais áreas de estudo da contabilidade, afim de oferecer um melhor panorama da realidade cientifica nacional. A falta de incentivo/auxilio por meio de Universidades e órgãos financiadores de pesquisas científicas pode ser considerado como fator mais relevante para o baixo número de produção nacionais nesta área?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.