AVALIAÇÃO DE RENTABILIDADE E PRODUTIVIDADE SOBRE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM SORGO VASSOURA (Sorghum bicolor (L.) Moench).

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 255


Certificado de publicação:
Certificado de Fabrício Ap. Adami

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fabrício Ap. Adami

ABSTRACT
RESUMO
Existem poucos resultados de pesquisa sobre resposta da aplicação de nitrogênio em cultivares de sorgo vassoura sabendo - se dá importância do nitrogênio, desta forma o objetivo do presente trabalho, foi avaliar o potencial produtivo a resposta sobre diferentes aplicações de doses crescentes de nitrogênio.  O experimento foi instalado na Estancia Figueiras no município de José Bonifácio-SP, em área de Argissolo Vermelho-Amarelo, com classificação textural média de acordo com análise de solo. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e quatro repetições. As doses de nitrogênio foram 0, 20, 40, 60 e 80 kg/ha. A semeadura foi realizada em 26 de setembro e a colheita foi feita em 10 de dezembro de 2018, aos 75 dias após a semeadura. Aos 15 dias após semeadura foi realizado o desbaste mantendo 18 plantas por metro linear. E aos 20 dias após semeadura realizou adubação de cobertura. Aplicação crescente das doses de nitrogênio demonstrou ganho de matéria verde e seca refletindo em uma maior produtividade de vassoura caipira e consequentemente maior renda ao produtor.  
Palavras chave: vassoura caipira, nitrogênio e adubação de cobertura.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Robson José Rodrigues Alves 09-02-2021 09:50:35

Os objetivos do trabalho não mostram-se claros ao leitor

Foto do Usuário Antoni Wallace Marcos 09-02-2021 09:50:35

Muito bem escrito, porem senti que o objetivo deveria estar mais claro para o leitor.

Foto do Usuário Júlia Pedroso Dias 09-02-2021 09:50:35

O texto está muito bem escrito, mas não possui formato de artigo, e não possui o cabeçalho exigido. Todos os assuntos abordados na introdução e revisão bibliográfica poderiam ter sido mesclados para a confecção de uma ótima introdução, destacando os pontos mais relevantes. A metodologia está um pouco confusa da forma que foi escrita, mas bem completa, permitindo a reprodução do trabalho. Os resultados estão claros e a discussão bem elaborada. Cuidar com a chamada de figuras (figura 19?). O trabalho possui grande contribuição para a agricultura familiar.

Foto do Usuário Caroliny Paixão 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho. No geral a leitura foi boa. Sugestão: sempre que for submeter um trabalho, atente-se para as normas de submissão. Seu resumo apresentou referencial teórico, um item que não foi solicitado nas normas do evento e por isso seu trabalho ficou extenso. Sempre refira-se a tabelas e figuras no texto primeiro e então depois vocês as apresenta, e não o contrário. Pergunta: A aplicação de nitrogênio foi feita apenas um vez?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.