Teoria dos Obstáculos como Ferramenta de Segurança Alimentar em Polpa de Fruta de Açaí: Revisão Integrativa

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 437


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabrielle Ingrid Bizerra Florentino , Débora Marques Veras , Ana Cristina Silveira Martins

ABSTRACT
A polpa de açaí vem se destacando no mercado por apresentar alto valor calórico e atividade antioxidante, benéfica na prevenção de doenças. O crescimento de seu mercado o torna o centro das atenções, apresentando cada dia mais necessidades de estudos sobre métodos de conservação menos agressiva a características sensoriais, física, químicas e nutricionais do produto. Visando solucionar esses problemas, outros processos têm sido estudados para a conservação como a aplicação da tecnologia de métodos combinados ou tecnologia dos obstáculos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a teoria dos obstáculos como ferramenta de segurança alimentar na conservação da polpa de fruta de açaí. A pesquisa é uma revisão integrativa dos artigos pré-selecionados. Diante dos trabalhos encontrados na literatura, o método de conservação por pasteurização com temperaturas e tempos abusivos podem causar alterações indesejáveis e o congelamento apresenta alto custo ao produto. O uso de métodos combinados pela teoria dos obstáculos é uma alternativa para preservar as características originais do produto, principais fatores, que atuam de forma sinérgica e controlam o desenvolvimento microbiológico nas polpas de açaí foram tratamento térmico, ajuste de pH, ajuste da atividade de água, conservantes e alta pressão. Conclui-se que as barreiras tecnológicas são uma combinação efetiva de vários fatores de conservação e são essenciais ao processo de conservação da polpa de açaí, pois garantem qualidade sensorial, nutricional, segurança e estabilidade microbiológica desse produto.
Palavras-chave: Teoria dos Obstáculos. Segurança Alimentar. Polpa de Fruta.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Reginaldo Ferreira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Tirar conclui-se da conclusão: Colocar no final da conclusão: As barreiras tecnológicas são uma combinação efetiva de vários fatores de conservação da polpa de açaí, pois garantem qualidade, sensorial, nutricional, estabilidade microbiológica e consequentemente de segurança alimentar. Objetivo: Identificar qual a melhor combinação da teoria dos obstáculos é mais eficaz na conservação da polpa do açaí.

Foto do Usuário Julieny Aline Da Silva Nascimento 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo de revisão, onde as autoras conseguiram explicar de forma rápida e coerente a eficiência da teoria dos obstáculos na cadeia industrial do acaí.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.