Estruturas secundárias de proteínas de Spirulina platensis obtidas por processo de separação por membranas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 231


Certificado de publicação:
Certificado de Anne Luize Lupatini Menegotto

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jocelei Duarte , Mára Zeni Andrade , Ilizandra Aparecida Fernandes , Juliana Steffens , Eunice Valduga , Anne Luize Lupatini Menegotto

ABSTRACT
A Spirulina platensis é uma microalga que vem se destacando pelo seu alto conteúdo proteico (60-70% em peso seco), sendo considerada uma fonte não convencional no aporte deste nutriente. Contudo, as condições de obtenção de proteínas desta microalga podem afetar as suas propriedades, levando a necessidade de novos estudos sobre diferentes métodos de extração e purificação de proteínas de S. platensis. O processo de separação por membranas (PSM) é uma técnica eficaz, econômica e capaz de separar bioconstituintes, mantendo a sua estrutura. Desta forma, o intuito deste estudo foi alcançar maiores informações sobre as frações proteicas obtidas pelo PSM, através do estudo das estruturas secundárias das proteínas por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Conforme os resultados, foi possível verificar as estruturas secundárias das frações proteicas obtidas pelo PSM são semelhantes com as estruturas da biomassa de S. platensis, confirmando a eficiência do processo em aumentar a concentração proteica, mantendo suas propriedades. A presença das conformações estruturais, ?-hélice e ?-folha, pode estar relacionada com as propriedades térmicas e tecno-funcionais que as frações proteicas de S. platensis podem vir a apresentar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário David Santos Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com extrema relevância. Sugiro aos autores melhoraram os objetivos, trocando pelo seguinte texto ''objetivou-se com esse trabalho''.

Foto do Usuário Adriana Rute Cordeiro 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho muito bem apresentado, achei o tema atual e bem contextualizado, conseguiram comprovação do objetivo proposto confirmar a eficiência do processo em aumentar a concentração proteica, mantendo suas propriedades.

Foto do Usuário Ezequiel José Pérez Monterroza 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho, apresenta dados relevantes e coerentes para o alcance do objetivo. O trabalho está muito bom. Parabéns,

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.