ACÚMULO DE CARBONO E MERCÚRIO REGISTRADOS EM TURFEIRA TROPICAL ALTO MONTANA, PICO ARAÇATUBA- TIJUCAS DO SUL-PR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 263


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Emmanoel Vieira Silva-Filho , Lucio Fabio Lourençato , Andressa Cristhy Buch , , Marcelo Correa Bernardes

ABSTRACT
Atualmente a extensão de turfeiras no mundo é de 400 milhões de ha, sendo que no Brasil correspondem a uma área de aproximadamente 600 mil ha. Este montante está sendo cada vez mais reduzido devido à forte degradação destes compartimentos ambientais. A importância das turfeiras não se limita apenas em abrigar específicos nichos ecológicos, mas também está associada a prestação de serviços ambientais incalculáveis. Dentre eles estão à alta estocagem de carbono e o aporte para o ciclo deste elemento e de outros elementos-traço depositados via atmosfera. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar o acumulo de matéria orgânica e elementos traço em testemunhos de turfeiras no Pico do Araçatuba, Paraná-Br.  O carbono orgânico total médio (COT) foi no Pico do Araçatuba foi 25,2% (±5,3). Possivelmente elevados valores de COT obtidos no presente estudos podem estar relacionados com o clima da região sul que apresenta baixas temperaturas media e elevados índices pluviométricos. As concentrações de Hg variaram de 109 a 590 ng g-1 com uma média de 323 ± 112 ng g-1. Na parte inferior do testemunho, abaixo dos 85 cm (período anterior a 1972), as concentrações foram relativamente menores, com um aumento da concentração até 1979, e uma posterior redução até 1987. Após 1987 a concentração de mercúrio apresentou um novo aumento até atingir a máxima concentração no ano de 2000, voltando a reduzir até o presente. As avaliações realizadas nas turfeiras do Morro do Araçatuba mostraram que estes ambientes possuem elevada teores de COT e portanto servem como verdadeiros estoques de carbono, a além de também possuem papel importante na ciclagem e no registro ao longo do tempo de acúmulo de elementos traços oriundos da atmosfera.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Aparecida Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem elaborado, agradável de se ler, parabéns.

Foto do Usuário Gustavo De Oliveira Alves 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem escrito e relevante tema. Parabéns!!!

Foto do Usuário Henrique Cesar Almeida 09-02-2021 09:50:35

É um trabalho interessante que merece ser apresentado. Só não entendi o que os autores quiseram dizer com: foi coletado um testemunho.....Feito amostragem da turfeira? Quais os complexos formados entre os metais e a matéria orgânica do solo, esfera interna? esfera externa?

Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho, muito importante esse monitoramente para o aspecto ambiental. Parabéns! bastante relevante, principalmente hoje em que o aspecto ambiental está muito em evidência Sugestão: Importante mostrar como foi feita a análise de dados. A estatística que dá validade científica ao trabalho Pergunta: o maior valor de maercúrio estava cima dos valores de referência para a região? caso tenha

Foto do Usuário Lara Marie Guanais Santos 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, fácil leitura e compreensão.

Foto do Usuário Elisângela Benedet Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Qual é a atividade que mais impacta as turfeiras no Brasil hoje?

Foto do Usuário Amanda Dias Dos Reis 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho, principalmente por se tratar de uma temática que vem caminhando aos poucos no estado do Paraná, o estudo das turfeiras em Tijucas do Sul. Além de tratar da importância ambiental desempenhada pelos Organossolos...parabéns, muito bom :)

Foto do Usuário Gabriely Vitoria Matias Alves 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem escrito e contribui com o tema proposto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.