Irrigação por Superfície: Panorama, Procedimentos e Perspectivas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 275


Certificado de publicação:
Certificado de Adolfo Bergamo Arlanch

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Willian Aparecido Leoti Zanetti , Adolfo Bergamo Arlanch , Tatiani Mayara Galeriani , Bruno Marcos Nunes Cosmo

ABSTRACT
O surgimento da irrigação muitas vezes entrelaça-se com o surgimento da agricultura e do desenvolvimento econômico, diversos povos em diversos locais do planeta só se desenvolveram graças ao emprego da técnica. A irrigação é comumente separada em três métodos principais: localizada, aspersão e superfície. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo descrever os principais aspectos referentes ao método de irrigação por superfície. Para alcançar tais objetivos empregou-se uma pesquisa qualitativa, com finalidade descritiva/ explicativa, no formato de uma pesquisa bibliográfica para confeccionar uma revisão de literatura embasada em livros, artigos científicos e afins. A irrigação por superfície foi o primeiro e mais antigo método de irrigação empregado pelo homem, e ainda hoje é o mais utilizado no mundo em especial em regiões com limitações para os outros métodos, sejam elas naturais (ventos), tecnológicos (nível de investimento), ou culturais (manejo). As principais vantagens deste método encontram-se na simplicidade de operação e no baixo custo em comparação aos outros. Para sua adoção e manejo três aspectos muito importantes são o conhecimento: Da sistematização do terreno (declividades de 0 a 2%, até 6%); Da velocidade de infiltração básica da água no solo; e Do comportamento do processo ou fases. A irrigação por superfície pode ser dividida nos sistemas de inundação, faixas, sulcos, e até subsuperfície para alguns autores. Como considerações a irrigação por superfície carece de estudos para continuar evoluindo, uma vez que apesar de suas limitações, em determinadas combinações de solo, clima e cultura ainda é o método de melhor adoção.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bruna Ricini Martins 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é relevante para a evolução dos estudos e aplicabilidade na área. Apresentando uma metodologia muito bem detalhada e explicativa.

Foto do Usuário Edcleyton José De Lima 09-02-2021 09:50:35

O artigo está muito bem escrito e há coerência entre as mudanças de parágrafos. O tema proposto é interessante e a bibliografia utilizada contém as principais informações que o artigo propõe.

Foto do Usuário Rannaiany Teixeira Manso 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui uma ótima estrutura e aborta um tema pertinente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.