TURISMO E MEIO AMBIENTE: IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO LIXO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 272


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Úrsula Maruyama , Monique Daiane Correia Lopes Latuf , José Aires Trigo , Gabriel De Almeida Martins , Aline Trigo

ABSTRACT
O turismo vem se fortalecendo e gerando um aumento na economia local, acrescendo na geração de empregos e renda. A atividade turística no Rio de Janeiro vem sendo bastante procurada no decorrer dos anos, considerada uma das atividades de maior expansão. A atividade turística traz efeitos positivos para a cidade, mas não se pode deixar de expor os impactos negativos no meio ambiente em que se vive, sendo o lixo como um dos principais impactos ambientais negativos. Este artigo tem o propósito de demonstrar e compreender o quadro de degradação ambiental em uma das principais praias turísticas da cidade, identificando ‘práticas’ dos turistas e moradores que provocam impactos ambientais pelo consumo de materiais e geração de lixo na cidade do Rio de Janeiro. Por meio de uma pesquisa quantitativa de abordagem exploratória, aplicou-se um questionário em um dos principais pontos turísticos da cidade: praia de Ipanema com uma pequena amostra de respondentes durante um curto período de tempo no ano de 2018. Concluiu-se que conscientizar a população receptora, que ainda não possui hábitos e atitudes para reduzir os impactos ambientais negativo, é uma bom início para a sensibilização ambiental.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dyesla Leandro De Souza 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo pela abordagem e qualidade do trabalho produzido, e com a aplicação de questionários conseguiram enriquecer o estudo de forma ímpar. Como sugestão, deixo na parte estrutural, o uso de apenas uma fonte em todo o trabalho, pois em alguns links da Referência consta fonte diferente do padrão, aparentemente a usada foi “Calibri”, e acessos de 2018. Sugestão que não interfere no estudo. Como pergunta: a equipe pretende continuar esse trabalho? Em uma nova etapa, por exemplo, uma medida de conscientização, junto ao questionário, que já apresenta a reflexão social?

Foto do Usuário Andriele De Pra Carvalho 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela escolha do tema, remete a reflexão da importância da sustentabilidade no turismo. Com relação aos resultados, qual a possibilidade de novos estudos?

Foto do Usuário Willyane Freire Da Silva 09-02-2021 09:50:35

A temática do trabalho é atual e relevante, todavia, pergunta-se se ele não poderia ter uma exploração na discussão maior nos resultados apontados

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.