AÇÃO HERBICIDA DE EXTRATO DE SORGO EM PLANTAS DE TIRIRICA (Cyperus rotundus L.)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Bioecologia

Acessos neste artigo: 252


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Víctor Alves Amorim , Brunno Nunes Furtado , Millena Ramos Dos Santos , Larissa Pacheco Borges , Fábio Santos Matos

ABSTRACT
O presente estudo teve como objetivo identificar o efeito herbicida do extrato de sorgo em plantas de tiririca (Cyperus rotundus). O trabalho foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Estadual de Goiás, Ipameri. As mudas de C. rotundus com idade de 10 dias foram transplantadas em vasos de oito litros contendo uma mistura de solo, areia e esterco na proporção de 3:1:1, respectivamente. O experimento foi montado seguindo o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 4x5 com quatro repetições. Os extratos foram preparados a partir das folhas de sorgo e diluídos em água e álcool na concentração de 50 g L-1, em seguida, preparadas as concentrações (0%, 20%, 40%, 80% e 100%). Foram feitas quatro aplicações de 5 ml por planta 30 dias após a emergência com intervalos de 10 dias entre aplicações. As plantas foram irrigadas diariamente com 250 ml de água. Dez dias após a última aplicação foram avaliados: altura da planta, pigmentos fotossintéticos, massa seca das folhas e raiz. Os extratos de folhas de sorgo são mais eficientes que os oriundos das raízes para controle de plantas daninhas. Os extratos aquosos de folhas de sorgo extraídos à base de álcool e água promoveram alterações no crescimento de plantas de C. rotundus. As folhas de sorgo possuem substâncias com efeito herbicida e podem ser utilizados no controle de plantas daninhas, no entanto, estudos posteriores são necessários para definição da dose recomendada.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fábio Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem elaborado e tema a ser muito aproveitado.

Foto do Usuário Maria Caroline Aguiar Amaral 09-02-2021 09:50:35

Resumo: Muito bem elaborado e explicativo. Introdução: Bem estruturada, referências atuais, no entanto falta destacar o objetivo do trabalho dentro da introdução. Hipotése bem definida. Falta um acento em ''Rússia''. Material e Métodos: O trabalho foi conduzido em Casa de Vegetação...nesse caso não seria interessante o delineamento ser em blocos casualizados? ou nessa casa de vegetação todas as variáveis, como temperaura, umidade, fotoperíodo eram controlados? Os resultados e discussões estão bons, no entanto faltou discutir mais os déficits intermediários. As conclusões poderiam ser mais diretas e objetivas. Parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário Marcelo Marcos Magalhães 09-02-2021 09:50:35

OBS: O título exibido para a avaliação é esse: AÇÃO HERBICIDA DE EXTRATO DE SORGO EM PLANTAS DE TIRIRICA (Cyperus rotundus L.) No entanto o PDF mostra outro trabalho. Avaliando o trabalho lido: Trabalho bom e interessante. No resumo fala de clorofila a, no entanto, não aparece nos resultados e conclusão, o mesmo acontece com as razões das áreas: foliar, culinar e radicular. Ainda no resumo, afirma que a maior sensibilidade estomática fez com que as plantas suportassem aos tratamentos. Mas, maior em relação a que ? No último parágrafo da conclusão a expressão ''de forma'' está junto ''deforma'', muada o sentido da frase.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.