Abundância De Abelhas Visitantes E Sua Relação Com As Diferentes Colorações Da Corola De Tropaeolum Majus L. (tropaeolaceae: Brassicales)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 493


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Claudemir Antonio Garcia Fioratti , Rosicléia Matias Da Silva , Leandro Oliveira Miranda , Rosilda Mara Mussury Franco Silva

ABSTRACT
Plantas com flores possuem a capacidade de produzir flores de diferentes colorações, como é o caso do Tropaeolum majus (Tropaeolaceae), em que a coloração da corola pode variar desde o amarelo ao vermelho, sendo essa característica a principal na atração de diferentes visitantes florais. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo verificar se as diferentes colorações da corola de T. majus influenciam na abundância de abelhas visitantes. A área experimental foi composta por 12 canteiros enumerados e as observações realizadas uma vez por semana das 7:00 as 15:00 horas, a cada intervalo de 1 hora de observação, foram sorteados quatro canteiros e designados 15 minutos de observação para cada, a fim de avaliar quais as abelhas visitantes e a coloração das flores preferidas por essas abelhas para realizar suas visitações. Nos canteiros de capuchinha foram encontradas três espécies de abelhas visitantes, entre elas: Apis mellifera, Paratrigona lineata e Trigona spinipes, sendo essa última a mais abundante nos canteiros de capuchinha. As flores de T. majus com coloração laranja receberam mais visitas pelas abelhas, seguida das flores de coloração amarelo, em que foram as colorações preferidas por T. spinipes e A. mellifera. A coloração das flores foi capaz de influenciar no número de visitações, sendo a cor das flores uma importante característica na atração de abelhas visitantes. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Natalia Pereira De Melo 16-04-2021 19:32:05

Parabéns pelo trabalho! Desenvolvimento do texto e apresentação dos resultados bastante relevantes ao tema.

Foto do Usuário Roberta Thiago 24-04-2021 18:52:42

Excelente trabalho, visto que as abelhas são fundamentais para o bom funcionamento do ecossistema e da vida e estão correndo forte risco de desaparecimento. Considerando a importância das abelhas e tendo em vista que são os insetos de foco do trabalho em questão, minha única sugestão seria uma apresentação um pouco mais aprofundada sobre elas na introdução, como por exemplo o papel que desempenham na natureza e como as flores influenciam na sua longevidade visando a manutenção das espécies de abelhas. A coloração de outras partes da planta, como as folhas por exemplo, pode interferir no modo como o inseto percebe a flor nas plantas?

Foto do Usuário Matheus Moreno Mareco Da Silva 12-05-2021 14:43:53

Parabéns pelo trabalho! O tema foi abordado com excelência. A escrita foi apresentada de forma clara, o que facilita o entendimento do assunto por pessoas fora da área de polinizadores.

Foto do Usuário Silvana Aparecida De Souza 17-05-2021 11:57:21

Muito bom o trabalho, relevante para o meio científico.

Foto do Usuário Alirya Magda Santos Do Vale Gomes 25-05-2021 13:58:53

Trabalho interessante e de grande contribuição na compreensão das interações entre insetos e plantas e conhecimento da biodiversidade. Na introdução além da espécie citada, seria interessante citar outras espécies de abelhas como as encontradas no trabalho, destacando sua importância; talvez comentar resultados semelhantes destacando o porque das cores em evidência (mencionadas no trabalho) seria relevante. Quantas observações (ou avaliações) foram efetuadas durante o experimento?

Foto do Usuário Marcelo Mendes De Haro 08-06-2021 16:05:57

Trabalho desenvolvido com bastante esmero e atenção. Parabéns aos envolvidos na pesquisa.

Foto do Usuário Luciana Coelho Vilela 08-06-2021 16:27:04

Interessante trabalho. Polinizadores são uma importante via de pesquisa para os programas de manejo e conservação da entomofauna.

Foto do Usuário Nayana Rodrigues De Sousa 18-06-2021 16:21:19

Bom trabalho, é muito importante estudar o comportamento das abelhas em relacão a diversidade de cores das flores. Muito relevante para mais pesquisas científicas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.