Avaliação sensorial de barra alimentícia salgada elaborada com Tenebrio molitor

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 412


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriela Pinheiro Dos Santos , Eliana Janet Sanjinez Argandoña

ABSTRACT
Uma alternativa não convencional que vem sendo incorporada ao longo dos últimos anos é a adição de insetos em certos produtos, por serem fonte de proteínas. Barras alimentícias com adição de larvas de insetos contribuem para o fornecimento de produtos que visam satisfazer o consumidor que procura alimentos capazes de suprir as necessidades nutricionais com alegações funcionais, sem perder a praticidade. O objetivo do estudo foi avaliar a aceitação sensorial de barra alimentícia salgada com adição de larvas de Tenebrio molitor. Barras alimentícias foram elaboradas com ingredientes convencionais, porém de sabor salgado (BC) e com adição de larvas de T. molitor (BAL). Foram avaliados os atributos sensoriais de cor, sabor, textura e odor por julgadores não treinados. Ambos os produtos foram aceitos e considerados promissores. As expressões “gostei moderadamente” foram as mais frequentes, considerando as barras alimentícias salgadas e crocantes, diferente ao produto disponível no mercado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernando David Caracuschanski 15-04-2021 21:28:33

Olá, gostaria de parabenizar pelo trabalho! e realizar uma pergunta a vocês: vocês chegaram a realizar análises microbiologicas desse produto?

Foto do Usuário Lara Fernanda Leite Resende 16-04-2021 15:15:26

Parabéns aos autores pela execução! Excelente trabalho!

Foto do Usuário Fagner Freires De Sousa 16-04-2021 23:22:29

Parabéns as autoras! O trabalho apresenta uma proposta interessante e inovadora. A redação segue uma sequência lógica e coesa, apresentando revisão de literatura pertinente e metodologia adequada ao desenvolvimento da proposta. Os resultados são promissores, a pesar do estigma ainda presente no consumo de insetos. Seria interessante ter realizado também a pesquisa de intenção de compra do produto. Meu questionamento é: por que a opção pela barra salgada?

Foto do Usuário Eduardo Brauno De Sousa 30-05-2021 12:17:48

Parabéns pelo trabalho, tema muito interessante. Sugiro apresentar a formulação da barra utilizada uma tabela, acredito que seria mais fácil para compreensão. Uma duvida, o teste sensorial utilizou a autorização do comitê de ética em pesquisa?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.