Tipo De Rebanho Da Raça Caprina Boer

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências animais / Zootecnia

Acessos neste artigo: 369


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jaislânia De Jesus Nunes , Jennifer Souza Figueredo , Jurandir Ferreira Da Cruz , Lorena Santos Sousa , Andrei Dos Santos Souza , Emmilly Souza De Oliveira , Jhon Barbosa Da Silva , Sahra Gaier Stadlober

ABSTRACT
Objetivou-se descrever, por meio de análise de pedigree o tipo de rebanho dos caprinos da raça Boer. Foram utilizados dados de pedigree de 22.650 animais, nascidos no período de 1980 e 2019. Para a análise do tipo de rebanho foi utilizado o programa ENDOG 4.8. Foram identificados rebanhos do tipo multiplicado (73,65%) e comercial (26,35%), sendo divididos em comercial I e II e multiplicador I e II. Não foram identificados rebanhos do tipo núcleo e isolado. Conclui-se que a inexistência de rebanhos do tipo núcleo pode ter interferido negativamente na distribuição genética da raça e fez com que os rebanhos multiplicadores desempenhassem o papel de fornecedor de reprodutores com genética superior.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Julia Machado Bomfim De Faria 11-05-2021 16:49:21

Trabalho interessante, bem desenvolvido e com grande importância dentro da área. A pergunta que faço é: Houve um veterinário responsável e presente durante todo o estudo? Como sugestão cito apenas que o estudo poderia ter sido realizado com dados mais atuais.

Foto do Usuário Lucas Santos Sampaio 13-05-2021 20:25:16

Muito bom trabalhos com raças exploradas comercialmente. Minha dúvida é o que a falta de rebanho núcleo nessa raça pode afetar na variabilidade genética dos animais?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.