Impacto dos Projetos de Extensão Rural no Desenvolvimento dos Agricultores Familiares

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 312


Certificado de participação:
Certificado de Amanda Hernandes

Certificado de publicação:
Certificado de Amanda Hernandes
Certificado de Gustavo Aidar Pigossi

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Amanda Hernandes , Gustavo Aidar Pigossi

ABSTRACT
Muitos agricultores familiares ainda não possuem adequada eficiência de produção, esbarrando em diversos entraves técnicos e sociais, que podem ser minimizados através da orientação, nivelamento, capacitação e acompanhamento desses produtores rurais, por meio da assistência técnica e extensão rural, visando otimizar seus processos produtivos e melhorar seus rendimentos. Assim, implementou-se a execução de projeto de extensão rural voltado à área de olericultura em toda a cadeia de produção e comercialização. O acompanhamento e a orientação técnica constantes proporcionaram melhorias nos processos de toda cadeia produtiva, permitindo uma produção com qualidade e menor impacto ambiental, com aplicações de técnicas de boas práticas agropecuárias e tecnologia economicamente viável, proporcionando agregação de valor aos produtos e com a consequente melhoria na renda e na qualidade de vida dos produtores inseridos nos projetos de extensão rural, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Roldão Carlos Andrade Lima 15-04-2021 11:19:35

Trabalho de extrema relevância para a área extensionista, dando significativa importância ao pequeno agricultor.

Foto do Usuário Andre Luiz Teles Aguiar 16-04-2021 15:16:35

Este trabalho é bastante relevante para a quem pratica a assistência técnica e extensão rural, onde deixa claro sua importância ao pequeno agricultor. Quais foram as dificuldades encontradas com o uso do caderno de campo? O grau de instrução do agricultor e a metodologia utilizada nos cursos de capacitação influenciaram de que forma para a obtenção do resultado mostrado? Sugestão para futuros trabalhos: observar qual o papel dos agentes de ater para o estímulo e visibilidade do trabalho na agricultura familiar das mulheres e jovens.

Foto do Usuário Fagner Freires De Sousa 16-04-2021 22:04:42

Parabéns pelo trabalho. A experiência relatada é muito interessante e reforça a importância da ATER para o fortalecimento a agricultura familiar. Seria interessante inserir informações quanto aos ganhos econômicos gerados a partir das mudanças impulsionadas pelos projetos de extensão. O questionamento que faço é sobre a recepção do projeto pelos agricultores: houve alguma resistência no início e como eles avaliaram, ao final dos projetos, o efeito das ações para suas práticas produtivas?

Foto do Usuário Walter Aparecido Ribeiro Júnior 18-04-2021 23:31:02

O trabalho tem importancia e é de extrema relevância, principalmente pelo assunto abordado. Senti falta de alguns aspectos textuais como um objetivo mais claro no corpo do texto e a discussão do trabalho, contrapondo seus resultados com outros autores, além disso ficam alguns questionamentos, houve dificuldade em conseguir o apoio e participação dos produtores? quais as foram as maiores dificuldades na execução do projeto? O projeto é de 2017, o mesmo ainda ocorre na região? Se sim, como está ocorrendo com a pandemia?

Foto do Usuário Erica Vieira Nogueira 22-04-2021 22:56:38

Trabalho impecável em termos de escrita, organização dos tópicos e apresentação dos resultados. O tema é de extrema relevância e contribui para reafirmar a importância de projetos de extensão para o desenvolvimento rural. Como sugestão, o trabalho poderia abordar mais as dificuldades, apontar se teve resistência ou obstáculos em alguma fase do desenvolvimento do projeto, e sugerir novas formas de abordagem para futuros trabalhos a serem desenvolvidos na temática, a fim de complementar a atual pesquisa.

Foto do Usuário Cristiane De Lima Wesp 10-05-2021 11:47:37

Parabéns pela excelente condução do trabalho! Ganha a extensão rural e os produtores! :)

Foto do Usuário Lucas Rodrigues Da Silva 13-05-2021 15:05:20

Este trabalho traz relevância significativa ao meio acadêmico, enfatizando a importância dos agricultores familiares que estão espalhados pelo país. Dado isso, gostaria de saber se o projeto foi abraçado pelos agricultores do munícipio, e se o mesmo continua até hoje?

Foto do Usuário Denilson Dortzbach 25-05-2021 14:00:33

Parabéns pelo trabalho, qual a maior dificuldade para os trablhos com os agricultores familiares assistidos?

Foto do Usuário Jackeline Leandro Dublim 10-06-2021 16:23:26

Parabéns pela temática, trabalhos voltados para sustentabilidade é um dos pilares para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda da ONU 2030. Parabéns

Foto do Usuário Antônia Julliana Sarafim Bezerra 11-06-2021 17:00:49

O trabalho está bem debatido. Observa-se uma linguagem direta, porém bem sistematizada dos dados. Os gráficos funcionaram como uma boa ilustração, deixando o trabalho organizado e oferecem riqueza de dados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.