USO DE FILME PLÁSTICO NA QUALIDADE PÓS- COLHEITA DE PIMENTÃO VERDE CV.954 PROVEITO, DURANTE ARMAZENAMENTO EM DIFERENTES TEMPERATURAS.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 396


Certificado de publicação:
Certificado de Maria Amalia Brunini

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Amalia Brunini , Geraldo Cristino Clementino Valim , Rodrigo Alves De Oliveira , Luís Otávio De Lacerda Meloni

ABSTRACT
O pimentão verde vem ganhando um grande espaço nas bancas brasileiras, o que se torna importante o estudo de prolongamento da sua vida útil com a manutenção da qualidade sem deteriorar sua aparência visual e seu valor nutritivo. O objetivo desse trabalho foi verificar a qualidade de pimentões verdes cv. 954 Proveito acondicionados em bandejas de poliestireno expandido, revestidas ou não com filmes plásticos de diferentes espessuras (14µ e 20µ) durante armazenamento à temperaturas de 6 ±1ºC com 90-95% UR, à 12 ± 1ºC 90- 95% UR, à 20±3ºC com 90-95% UR e à temperatura ambiente (27,9-30,0ºC com 31-51% UR). As variáveis físico-químicas avaliadas foram perda de massa fresca, aparência, coloração visual, desenvolvimento de podridão, acidez titulável, teor de sólidos solúveis, pH, teor de ácido ascórbico. Foi utilizado o delineamento experimental fatorial 3x4 (com 3 tratamentos, 4 temperaturas de armazenamento) e épocas diferentes de amostragem, e os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Através dos resultados obtidos pode-se concluir que o uso de filmes plásticos de PVC de 20µ e 14µ, em frutos armazenados à temperatura de  12±1ºC com 90-95% UR, proporcionou as menores  perda da massa fresca e praticamente não interferiu nas qualidade; as melhores temperaturas  foram  a de 6 ±1ºC com 90-95% UR e a 12 ± 1ºC 90- 95% UR;   pois  independente do uso ou não  filme plástico,  foram as proporcionaram as menores perdas de massa fresca;  prolongamento da vida útil, e pouca alteração na qualidade dos frutos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Muito bom o trabalho parabéns aos envolvidos! Excelente.

Foto do Usuário Carlos Luiz Vieira 15-04-2021 09:49:34

Trabalho muito bom, trouxe a importância do uso de filmes agrícolas para a produção de hortaliças. Porém, faltou discorrer sobre os principais erros cometidos nos usos desses filmes.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.