PERSPECTIVA DOS GESTORES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA: ESTUDO EM TRÊS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 262


Certificado de publicação:
Certificado de Débora Santa Mônica Santos

Certificado de participação:
Certificado de Débora Santa Mônica Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aniele Almeida Silva Berenguer , Silvana Oliveira Da Silva , Débora Santa Mônica Santos , Liliane De Jesus Bittencourt

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho foi obter informações sobre a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) na atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a perspectiva dos gestores de saúde em três municípios baianos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores. Foram entrevistados no total nove gestores. Na análise das entrevistas surgiram quatro categorias de respostas: o conhecimento sobre o que é a atenção primária à saúde; sobre a saúde da população negra; sobre a PNSIPN e sobre considerar a diversidade no serviço. O princípio de equidade do SUS parece ainda não ter sido incorporado pelas gestoras, algo que traz preocupação diante de um cenário desigual em saúde, assim como o próprio desconhecimento das gestoras sobre a PNSIPN que reflete na sua implementação e cumprimento de seus objetivos para melhoria da população negra.

Palavras - chave: política pública,  população negra, atenção primária, gestores

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário André Luis Alves De Quevedo 09-02-2021 09:50:35

Sugestão: Problematizar a autodeclaração da cor/raça dos gestores - haja vista, por exemplo, que uma se declarou como ''amarela''. Pergunta: Quais os caminhos possíveis para a efetiva implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra?

Foto do Usuário Luana Gomes Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Imprescindível pensar profissionais da área da saúde, como também de outras, um conhecimento acerca da temática. Quais as possibilidades/incentivos para que esses profissionais se apropriem e exerção uma prática propícia voltada para esse público?

Foto do Usuário Marcia Schott 09-02-2021 09:50:35

Texto bem escrito, trabalho muito importante para discussão e promoção da PNSIPN.

Foto do Usuário Alba Vilela 09-02-2021 09:50:35

Estudos relacionados a população negra a cada se torna mais relevante por ser uma população ainda pouco visível pela população de saúde.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.