SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO EM ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA POR COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 204


Certificado de publicação:
Certificado de Vanessa Caroline Fagion Pedro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vanessa Caroline Fagion Pedro , Thamires Fernandes Cardoso Da Silva Rodrigues , Jennifer Amanda Garbelini Pereira , Felipe Barbeiro Garcia

ABSTRACT
RESUMO
Objetivo: identificar na literatura evidências sobre a saúde mental durante o isolamento social.
Método: trata-se de uma revisão integrativa, baseada no protocolo Prisma. Realizou-se a coleta de dados na Pubmed. Adotou-se a seguinte questão norteadora: Quais as evidências disponíveis sobre a saúde mental da população durante o isolamento social devido à pandemia por Covid-19?  Os dados foram operacionalizados pelo software Iramuteq®. 
Resultados: inicialmente detectaram-se 143 artigos, ao aplicar os critérios de elegibilidade e a leitura na íntegra, contemplaram o estudo 18 artigos. A partir dos vocábulos destacados pelo software emergiram duas classes definitivas: “Fatores associados ao sofrimento mental durante a pandemia por Covid-19” e “O impacto das mídias sociais na saúde mental”. 
Conclusão: identificou-se na literatura que, mulheres jovens, que residiam sozinhas e sobreviventes do Covid-19, apresentaram risco elevado de desenvolver ou exacerbar os sintomas de depressão, ansiedade, insônia, estresse, neurastenia e até ideação suicida devido ao isolamento social. 
Descritores: Saúde Mental; COVID-19; Isolamento Social; Transtornos Mentais; Pandemias.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Roseany Patrícia Silva Rocha 09-02-2021 09:50:35

Manuscrito de grande relevância, bem estruturado e com resultados atuais. Está aprovado.

Foto do Usuário Ana Beatriz Costa Cronemberger 09-02-2021 09:50:35

Tema de bastante relevância do nosso atual cenário mundial. No decorrer do resumo foi identificado a fomentação de crises de ansiedade e depressão devido o excesso de informações nas redes sociais , contrário a isso foi confirmado que as intervenções de forma online puderam reduzir o sofrimento mental e prevenir crises. Pensando nisso, como seria uma forma de mediar o que de fato deve ser lido na internet? E qual contribuição essa pesquisa pode trazer a população?

Foto do Usuário Ana Clara Guimarães Reis 09-02-2021 09:50:35

Pesquisa muito relevante para o momento atual. Sugiro avaliar contradições de dados apresentados, como por exemplo discorrer melhor sobre o impacto das mídias e redes sociais. A pesquisa esta muito bem construída e em função disso acredito que possa ser explorado um debate mais profundo sobre o seu impacto no contexto atual e na conclusão. Reorganizar as referencias.

O tema é muito atual e interessante para o desenvolvimento da construção do saber da população. Minha contribuição é o que essas mulheres poderiam fazer mais para minimizar o sofrimento durante o isolamento social ?

Foto do Usuário Ana Cristina De Araújo Santos 09-02-2021 09:50:35

Tema atual, bem escrito e de extrema relevância. A minha contribuição em forma de questionamento: Como intervir de forma preventiva no contexto apresentado? Ana Cristina de Araújo Santos

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.