RISCO DE CONTAMINAÇÃO DA ENFERMAGEM A PACIENTES COM TUBERCULOSE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 239


Certificado de publicação:
Certificado de Patricia Cavalcante Castro do Nascimento

Certificado de participação:
Certificado de Patricia Cavalcante Castro do Nascimento

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Patricia Cavalcante Castro Do Nascimento , Aridan Maria Pereira De Holanda , Ariany Thauan Pereira De Holanda , Kadja De Fátima Pinheiro Freitas Da Silva

ABSTRACT
INTRODUÇÃO: Tuberculose é uma doença infecto contagiosa que apresenta um alto índice de prevalência. É uma enfermidade antiga que persiste como um sério problema de saúde pública, necessitando de ações urgentes para o seu efetivo controle seu principal meio de transmissão é através das gotículas que contém o Mycobacterium tuberculosis. OBJETIVO: O objetivo desse estudo é identificar os riscos de adoecimento dos profissionais de enfermagem frente a infecção pela tuberculose. METODOLOGIA: A realização deste estudo foi produzida através de uma revisão bibliográfica desenvolvido com base em materiais já elaborados, constituídos essencialmente de artigos científicos e dados secundários contidos na base de dados LILACS, SCIELO, BIREME, periódicos e outros documentos científicos. RESULTADO E DISCUSSÃO: A enfermagem por ser a profissão mais exposta ao paciente possui maior risco de tuberculose nosocomial, apesar de toda preocupação de todas as campanhas além de tratar-se de uma doença que possui tratamento, cura e prevenível a tuberculose ainda é hoje uma doença de alta prevalência que causa bastante óbito e no ambiente laboral os profissionais de enfermagem possui um grande índice de tuberculose nocomial. CONCLUSÃO: É de suma importância o diagnóstico precoce com busca ativa dos sintomáticos respiratórios, tendo sucesso nessa primeira etapa quebraria a cadeia de disseminação da doença, além do que esse doente poderia ser tratado na rede de atenção básica, minimizando dessa forma as internações de pacientes diagnosticados com tuberculose nas redes hospitalares. 
 
Descritores: Tuberculose, Doença Ocupacional, Assistência de Enfermagem

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gerusa Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Importe para prevenção da exposição ocupacional em saúde.

Foto do Usuário Jacqueline Oliveira Freitas 09-02-2021 09:50:35

A tuberculose é uma doença negligenciada e que precisa de maior atenção, tanto aos pacientes, como também, aos profissionais de saúde que lidam com eles. Parabéns pelo trabalho, é um tema muito pertinente.

Muito relevante o tema. Principalmente devido ao cenário atual onde uma das grandes lutas foi justamente a biossegurança para os profissionais de saúde

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.