ANÁLISE COMPARATIVA NOS SEMESTRES 2019.2 E 2020.1 DAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS NA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UFC

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 270


Certificado de publicação:
Certificado de Nirleide Saraiva Coelho

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nirleide Saraiva Coelho , Yane Rabech De Sena Rodrigues

ABSTRACT
A disciplina de Planejamento e Orçamento Público é ofertada como obrigatória no 6ºsemestre do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará. A matéria trata de diversos aspectos relacionados à área pública, como os instrumentos de planejamento, orçamento público, despesas e receitas. Durante o semestre de 2019.2, foi aplicada uma prática nova no processo de aprendizagem, conhecida como Metodologias Ativas, que são mecanismos didáticos que colocam o aluno no centro do processo de aquisição do conhecimento. A aplicação das metodologias ativas se estendeu ao semestre 2020.1. O objetivo da pesquisa é comparar em dois semestres (2019.2 e 2020.1) junto aos alunos da disciplina de Planejamento e Orçamento Público, na graduação em Ciências Contábeis, da Instituição de Ensino Superior UFC, a melhoria da absorção de conhecimento da disciplina a partir do uso das metodologias de ensino usadas em sala de aula. A metodologia classifica-se como qualitativa e descritiva com a análise dos dados coletados com a aplicação de um questionário com os alunos que estavam cursando a disciplina. Concluiu-se que mais de 60% aproximadamente para os dois semestres, os alunos acreditam que a metodologia ativa em conjunto com a tradicional contribui mais para a compreensão do assunto do que a mera abordagem tradicional que obteve aproximadamente uma média de 6% nos semestres em estudo.
Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ciências Contábeis. Disciplina.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amilson Carlos Zanetti 09-02-2021 09:50:35

Gostei muito. Trabalho bem redigido.

Excelente trabalho, especialmente pela carência de investigações relacionadas à adoção de metodologias diferenciadas de ensino num campo tão tradicional quanto à contabilidade. Essa discussão está bastante alinhada com os novos modos de vida da sociedade contemporânea e aponta para a necessidade de as universidade repensarem seu fazer pedagógico uma vez que o estudante de hoje é muito mais tecnológico e possui demandas diferentes daqueles do passado. A revisão de literatura é bastante consistente, sobretudo quando trata das metodologias ativas de ensino. Os resultados da pesquisa empírica são inspiradores, pois apontam para uma ampla aprovação dos estudantes e esses métodos diferentes, e de alguma forma incentiva que os docentes continuem investindo nessa direção. A conclusão está coerente com os elementos da introdução e aponta caminhos para futuras pesquisas. O trabalho está de parabéns, e têm potencial para publicação em periódicos. Sugestões de melhoria (considerando-se a possiblidade de publicação em periódicos) Formatação: Não fazer recuo de parágrafo no resumo; fazer uma revisão das citações, pois algumas estão no formato APA e outra no ABNT, inclusive no item 2.1 algumas citações não estão feitas de modo correto em nenhum dos dois modelos. Padronizar as figuras, pois algumas possuem letra em caixa alta, outras em caixa baixa. (entendo que aqui há a questão da limitação de páginas, para o periódicos vocês terão mais liberdade, e certamente deixaram as figuras ainda melhores do que já estão!). Conteúdo: Inserir no objetivo geral que a análise comparativa será feita a partir da percepção dos estudantes; No 1º objetivo específico, talvez fosse interessante usar a expressão “efetuar um debate” ao invés de “fazer um confronto” para não ficar, de certo modo agressivo; se fosse possível inserir mas 2 ou 3 estudos anteriores, seria interessante para cruzar seus resultados com os de outros pesquisadores.

Foto do Usuário João Pedro Cabral Farache 09-02-2021 09:50:35

Com a mudança nas modalidades de ensino devido a situação da pandemia do coronavírus, este tema se torna ainda mais relevante, com o foco na seara pedagógica de uma disciplina da ciência contábil, na qual preenche uma lacuna que precisa de desenvolvimento constante. Escrita eficiente, leve e com o alcance dos objetivos bem claro. Como sugestão, fica expor melhor as contribuições da pesquisa.

Foto do Usuário Jéssica Luana Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem escrito e tema relevante. Devido as mudanças de comportamento dos estudantes nos últimos anos e a facilidade de obter informações por meio das tecnologias disponíveis, colocá-lo como protagonista ativo do ensino e medir sua satisfação do novo processo em relação à abordagem tradicional é de fundamental importância. Os resultados mostram que os alunos aceitaram bem o novo modelo e isso pode abrir caminhos para novos modelos de ensino.

Foto do Usuário Thiago Soares Alves 09-02-2021 09:50:35

O estudo está muito bem contextualizado. A conclusão está alinhada com o que foi proposto no início do texto. Sugiro que os próximos estudos tenham uma base de dados maior, levando em consideração as turmas de outros turnos, por exemplo. O estudo é atual, com certeza vai ser uma excelente ferramenta para outras pesquisas.

Foto do Usuário Paulo Sérgio Almeida-santos 09-02-2021 09:50:35

O uso de metodologia ativas, tal como na disciplina de planejamento e orçamento público, pode despertar o interesse do estudante não apenas como um componente curricular necessário para sua formação acadêmica, mas, igualmente, enquanto cidadão?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.