A segurança e a atenção à saúde do paciente como elementos fundamentais nos processos de gestão e qualidade

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Pessoas em Saúde

Acessos neste artigo: 245


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Kélly Rodrigues Alvarêz

ABSTRACT
Diante de um cenário cada vez mais dinâmico, globalizado e competitivo, a assistência segura aos pacientes e profissionais da área de saúde, demanda cada vez mais preocupações entre as organizações que prestam o serviço, governos, órgãos fiscalizadores, sociedade e pesquisadores; visto que a busca encontra-se cada vez maior e a qualidade dos processos, procedimentos, treinamentos e atenção ao paciente nem sempre oferecem um resultado efetivo e eficaz. Dentro dos cuidados relacionados à Segurança do Paciente, existem estudos, legislações, órgãos fiscalizadores e a World Alliance for PatientSafety (Aliança Mundial para a Segurança do Paciente) que juntas preconizam estratégias frentes aos eventos adversos que acometem a saúde de milhares de pessoas.Outro ponto referido neste artigo, é a importância do processo de humanização. Este artigo se propõe a analisar e esclarecer os desafios e benefícios da gestão de pessoas na área da saúde como a segurança dos pacientes e a qualidade da atenção à saúde. Sendo então, um estudo do tipo qualitativo com abordagem de revisões bibliográficas e de caráter exploratório.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Grazielle Cristinne Santos Soares 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem elaborado. Contribuiu muito para aquisição de novos conhecimentos

Foto do Usuário Júlia Grasel 09-02-2021 09:50:35

Revisão bibliográfica abordando um tema relevante. Alguns desencontros na formatação. Sugiro trazer estudos mais atuais.

Foto do Usuário Rita Karoline Cesco Fernandes 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bom bem elaborado com muita relevância atualmente.

Foto do Usuário Gabriel Da Silva Nogueira 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem elaborado, apresenta uma justificativa claro para seu desenvolvimento, a gestão de pessoas se torna cada vez mais relevante e com isso produções que abordam esse tema também surgem com mais impacto e importância para serviços de saúde .

Foto do Usuário Renato Barbosa Japiassu 09-02-2021 09:50:35

Seu artigo é muito bom, trás considerações essenciais na relação entre a segurança do paciente com a gestão de qualidade. O que faltou neste estudo foi uma literatura mais atual sobre o tema em questão.

Excelente o tema! Sugiro apenas atualizar a referências...

A temática: qualidade do atendimento do paciente é muito relevante e atual. Os processo de cuidados humanizados devem ser sempre estimulados. Como efetivar esta prática no dia a dia? Quais os desafios? O autor poderia explorar mais as limitações... De maneira geral está bom.

Tema muito relevante. É imprescindível pensar o cuidado em saúde com as pessoas e para as pessoas, humanizando a ação da gestão. Manter o incentivo a atualização dos profissionais faz toda a diferença para ampliar discussões e rever práticas rotineiras. A segurança do Paciente é um excelente caminho para avaliarmos os processos de trabalho e como podemos oferecer um cuidado mais seguro tanto para os profissionais quanto para os usuários dos serviços.

Foto do Usuário Lucia M. Beccaria 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está com citações sem referências. As referências estão desatualizadas. O texto possui informações pertinentes mas muitos conceitos sobre o assunto que vem se desenvolvendo de forma crescente na última década, então é necessária literatura mais atual sobre o tema em questão. Sim, a segurança do paciente implica em qualidade, são indissociáveis, onde tem qualidade tem maior segurança e vice versa. Mas o trabalho misturou muitas coisas, como cultura de segurança, auditoria em saúde, acreditação hospitalar, qualidade e segurança do paciente, gestão, processos de trabalho.

Foto do Usuário Alessandra Herranz Gazquez 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem estruturado. Falta alguns parágrafos com referências mas escrito de forma clara.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.